Semav responde sobre "trânsito complicado"

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 28/04/2018
Horário 09:12

Com a frota que chegou aos 167.639 veículos em fevereiro deste ano, em Presidente Prudente, conforme dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), e apontamento da especialista em trânsito, Luciane Napolitano, de que o município passa por momentos “complicados” no trânsito, com vias que se tornam problemas aos motoristas, a Semav (Secretaria de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) emitiu um posicionamento em que afirma não identificar o trânsito como caótico, mas sim com um grande número de veículos transitando. A pasta informa ainda algumas medidas que tomou para melhorar o fluxo nas principais avenidas.

Conforme a Semav, a secretaria observa as alterações no fluxo de veículos na cidade, sendo que usa a Avenida Brasil como um exemplo de medida tomada, uma vez que implantou um piezômetro embaixo do asfalto, no cruzamento da avenida com a Manoel Goulart, e da Washington Luís com a Brasil. “O dispositivo mede o acúmulo de peso dos veículos de grande porte, por exemplo, para que os mesmos não transitem por esta via nos horários comercias, fazendo com que as empresas que se localizam na área central façam uma programação para atender os seus estabelecimentos comerciais, sem que haja congestionamento nas avenidas”, ressalta.

Ainda ao ser questionada sobre possíveis soluções ao trânsito, a Semav ressalta que na Avenida Washington Luís não existe a possibilidade de aumento das faixas, por exemplo, pois a mesma apresenta uma área útil comprometida devido ao estreitamento da via. “Com relação à área central, as principais medidas adotadas para diminuição do fluxo são: as fiscalizações diárias por parte dos agentes de trânsito, para que as vagas de zonal azul se tornem o mais rotativas possíveis, além de existir uma solicitação para que os comerciantes construam dentro dos estabelecimentos comerciais os seus estacionamentos com os devidos recuos”, finaliza.

Publicidade

Veja também