Semea pretende restringir uso do Parque do Povo

Buscando a preservação do local, pasta quer regulamentar a utilização do espaço para realização festas e eventos de grande público

PRUDENTE - MARIANE GASPARETO

Data 26/02/2017
Horário 10:17
 

A Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) pretende restringir o uso da área verde do Parque do Povo, em Presidente Prudente, a partir deste ano. A regulamentação para utilizar o local público já é intenção da pasta há alguns anos, mas até 2016 a Semepp (Secretaria Municipal de Esportes) era responsável pela administração de todo o parque.

Neste ano a gestão foi dividida por áreas, de modo que a Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) cuida dos quiosques, enquanto a pasta de Esportes fica com os campos e quadras, e a do Meio Ambiente com o espaço destinado ao lazer.

O titular da Semea, Wilson Portella Rodrigues, explica que alguns eventos programados com antecedência para o calendário de 2017 serão mantidos no Parque do Povo. Porém, um regulamento está sendo elaborado pela pasta para tornar rigoroso o uso do local após essas realizações previamente agendadas.

Jornal O Imparcial Medida da Semea visa a conservação da área verde no Parque do Povo, geralmente degradada durante os eventos

"Vamos também tratar com maior rigidez quem passeia com animais no Parque do Povo e os ciclistas que usam o passeio público, destinado aos pedestres", declara. Acrescenta que poderá haver fiscalização para os moradores que não limparem devidamente os dejetos dos animais, atitude que é frequente hoje, segundo Portella.

"Preservar o local é nossa prioridade e vamos brigar para que não ocorram mais festas e shows no Parque do Povo", resume o secretário. Ele já se reuniu com o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), o qual solicitou a lista dos eventos já programados para, então, analisar a possibilidade de regulamentar o uso do espaço. A Semea quer ainda investir na recuperação e no paisagismo da área verde, com o plantio de flores e espécies arbóreas.

Os locais que receberão os próximos shows e festas após a regulamentação do Parque do Povo, no entanto, ainda não foram definidos pela Semea. Tudo dependerá das exigências necessárias para a realização do evento, do público estimado, dentre outras características.

 

Sujeira

Por diversas vezes, este diário trouxe matérias sobre a necessidade de reforço nos serviços de limpeza no Parque do Povo após as festas de final de ano e de grandes eventos. Quando o carnaval era realizado no local, por exemplo, a Avenida 14 de Setembro, que margeia o local público, amanhecia com bastante sujeira, após noites de folia e desfile das escolas de samba.

Nestas ocasiões é necessário montar uma força-tarefa com trabalhadores e caminhões para a coleta do lixo, evitando inclusive o entupimento de bueiros em casos de chuva. Papéis, garrafas, plásticos e outros materiais eram recolhidos e ensacados ao longo do dia.

Além disso, por conta de atos de depredação, vandalismo e outras práticas ilícitas, a Prefeitura precisou investir em obras de revitalização do Parque do Povo, com a construção de novos banheiros, troca do piso tátil, instalação de novos bancos, entre outras benfeitorias.

 
Publicidade

Veja também