Semente fértil

Conselhos todos têm de sobra. Enfim, nós psicanalistas, não somos conselheiros. Não é essa, nossa função. Lidar com a diversidade do universo psíquico é muito profundo e complexo. Somos especialistas em uma boa escuta profissional. Em atenção flutuante, sem memória e sem desejos vamos através da associação livre do paciente, filtrando o mais latente do seu universo inconsciente. Visão binocular nos orienta, tal como uma bússola, a real causa do sintoma que persiste paralisando e impedindo o viver. Vamos tateando como arqueólogo e cuidadosamente, sem fazer movimentos bruscos, ajudamos em parceria, a estimular a semente do pensar.

É fundamental que tenhamos um bom aparelho para pensar os pensamentos. Fantasiamos, desejamos, e imaginamos muito, precisamos aprender a usar a “bússola mental”, interna. É preciso domar a fera interna que muitas vezes nos destrói e destrói o contato com o outro.

Algumas dicas de sementes férteis para um ano relativamente bom. Não são conselhos. 1-Seja frio, ou seja quente, morno eu te vomito (Apocalipse-3:13). 2-Só temos uma vida, expresse suas emoções. Abrace e beije, se for necessário lambuze. Perdoe sem resquícios. 3-Cada um tem sua vida e verdade. É preciso aprender a tolerar. 4- É preciso entender a angústia. Ela tem voz e significado. A cada lacuna de um vazio mergulhe nele. Você sairá fortalecido e com mais identidade. 5-Tudo que é demais faz mal. Comprar demais, comer, beber, acumular, lavar mãos, corpo, regiões íntimas, blasfemar, pensamentos bizarros, etc. são sinais que estão lhes desviando do real problema. 6-Autoconhecimento torna-se libertador e pleno. 7-Não atribua ao outro a função de lhe fazer feliz. 8-Não idealize tanto, perfeição não existe, graças a Deus. 8-Pais, não queiram realizar seus desejos impossibilitados de outrora, em seus filhos. Não podemos privá-los de seus reais dons, habilidade e aptidão. 9-O verdadeiro sábio é aquele que possui uma mente aberta a possíveis aprendizagens. 10-Uma palavra mal-dita dura uma eternidade! Bem-dita germina para sempre. 11-Aprenda que, para ser feliz com as pessoas, precisa ser feliz sozinho primeiro. 12- Invista em você, mas não em coisas supérfluas. 13-Rancor entope as coronárias. Encontre formas saudáveis e com qualidade e siga em frente com sua vida. 14-Todos sem distinção têm direito a vida, voe sem olhar para os lados. 15-Pense sempre antes de dar lição de moral: “Você tem a fórmula para acertar sempre?”. 16- Tenha sempre esperança, fé e foco. Faça orações sempre. Feliz ano novo!

 

 

Publicidade

Veja também