Servidores vítimas da Covid são homenageados

Galeria no site da SAP traz descrições sobre pessoas que venceram ou perderam a batalha contra a doença

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 12/06/2020
Horário 07:01
Reprodução/SAP: Homenagens estão divididas conforme as coordenadorias no Estado
Reprodução/SAP: Homenagens estão divididas conforme as coordenadorias no Estado

A pandemia do novo coronavírus trouxe medo e incerteza para aqueles que atuam no sistema penitenciário. Mesmo com as medidas de restrições e higiene, a Covid-19 chegou ao sistema paulista e contaminou funcionários. Como forma de lembrar desses servidores, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) criou uma galeria de homenagens com fotos e breves descrições sobre as vítimas que venceram ou perderam a batalha contra o vírus.

O link pode ser acessado no site da pasta (www.sap.sp.gov.br/), onde o internauta encontrará as informações divididas por coordenadorias que administram as unidades do Estado. Para a Administração Penitenciária, os funcionários “são muito mais do que números”. “Neste período, celebramos a recuperação de muitos deles, mas também nos solidarizamos com as famílias que perderam seus entes queridos vítimas da doença”, expõe a pasta.

Conforme a SAP, as histórias retratam a realidade durante a pandemia de Covid-19. Na região de Presidente Prudente, por exemplo, foram lembrados os servidores atuantes na Croeste (Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste). Na lista há o perfil de 10 pessoas curadas, dentre os nomes está o do agente de escolta e vigilância, Humberto Danilo Bernardo, de 36 anos, atuante no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Caiuá. Segundo a pasta, ele teve que se isolar da filha pequena e aguarda a recuperação de um tio, também infectado.

Outra personagem que também aparece é a servidora Vilma Bueno de Godoy, 60 anos, auxiliar de enfermagem no CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Pacaembu. Segurando um cartaz com a frase: “Sou profissional da saúde e venci a Covid-19”, ela recebeu alta após duas semanas internada. Outro servidor curado foi o agente Donizete Busato, 57 anos, atuante na enfermaria e administração da Penitenciária de Junqueirópolis. Segundo a SAP, ele foi o primeiro servidor da unidade a se contaminar.

Já entre os mortos na região da Croeste, conforme a Administração Penitenciária, encontram-se os nomes de Aparecido Cabrioti, 65 anos, de Junqueirópolis; Tânia Magali Oliveira da Silva, 54 anos, de Prudente; Deise Aparecida Bertoli Pereira, 55 anos, de Florínea; e Valdemir Manoel da Silva, 56 anos, de Andradina.

 

SAIBA MAIS

Como noticiado por este diário, o Sifuspesp (Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo) criou uma maneira de lembrar dos servidores mortos pela Covid-19. No endereço (https://www.sifuspesp.org.br/noticias/7633-memorial-dos-guerreiros-e-guerreiras-do-sistema-prisional) há relatos e descrições sobre eles. Quem quiser colaborar é necessário enviar a mensagem pelo WhatsApp (11) 99339-4320 ou e-mail: imprensa@sifuspesp.org.br

 

Croeste adota medidas contra a Covid-19

 

 

 

Publicidade

Veja também