Setor de franquias de PP ocupa 32ª posição

Conforme pesquisa realizada pela Rizzo Franchise, segmento segue em expansão na maior cidade do oeste paulista

PRUDENTE - Arize Juliani

Data 14/04/2015
Horário 07:56
 

 

O ramo de franquias permanece em expansão em Presidente Prudente, conforme aponta a pesquisa realizada pela Rizzo Franchise, empresa que há cada dois anos identifica os melhores mercados para instalar franquias no país. A maior cidade do oeste paulista ocupa a 32ª posição no Estado de São Paulo como indicação de município promissor para o investimento terceirizado. Já no ranking nacional, figura na 99ª colocação. Nos dois últimos anos, o setor de franqueados aumentou 12,3% no município, sendo contabilizadas 339 franquias em 2013 e 381 empresas franqueadas em 2015 – segundo levantamento do empreendimento especializado.

O consultor de franquias, Marcus Rizzo, explica que desde 1996 são realizadas pesquisas com o intuito de identificar os melhores mercados para instalar franquias, utilizando dados e informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com atualização projetada por localidade e pelo IPC (Índice Potencial de Consumo), ambos dispostos pela GisTarget Geomarketing.

"Selecionamos as 200 maiores localidades e, para cada uma delas, avaliamos nove diferentes setores para instalar franquias. O ranking de cada setor por localidade é uma relação entre a quantidade de negócios existentes na localidade por cada setor comparado com o IPC. A posição no ranking é dada pela diferença entre a demanda local pela oferta", detalha Rizzo. Além disso, o consultor salienta que, quanto maior a demanda por produtos e serviços do setor, bem como a menor oferta de negócios que oferecem os mesmos produtos e serviços, maior é o potencial para instalar novas franquias naquele segmento.

De acordo com o gerente regional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em Prudente, Eduardo Noronha Viana, o investimento em franquias é indicado para o momento de turbulência que o país enfrenta em relação à crise econômica. Para ele, essa é uma oportunidade de obter estrutura e manter uma marca no mercado. "A franquia é uma oportunidade do empresário se manter vivo no mercado. Claro que além de toda estrutura disponível, é muito importante que saiba gerenciar e administrar seu negócio. Tenho visto o fechamento de muitas empresas, mas as franquias estão se mantendo neste momento econômico".

 

Franqueados


Desde 1997 como franqueado da rede MC Donald’s, Vanberson Fabri destaca que o maior benefício de apostar em uma franquia é contar com a influência da marca, além de dispor de todo treinamento necessário para se estabelecer no mercado. Para ele, esses pontos positivos se sobressaem quando comparados ao investimento de qualquer comércio de varejo. "Com a influência da marca ganhamos força, contamos com todo o suporte no momento de instalar a franquia, que nos beneficia com a base e treinamento, para o momento da inauguração. Outro ponto importante de ser um franqueado está em relação ao marketing, principalmente neste caso, que atinge campanhas e mídias nacionais", ressalta.

Já a franqueada da rede Chiquinho Sorvetes, Denise Frujueli Bitencourt de Oliveira, ressalta o reconhecimento da marca como ponto positivo em ser um franqueado. Em contrapartida, revela que a gestão é muito importante em razão da competitividade do mercado, por isso, apostam na criatividade, bom atendimento e preço para atrair o público.
Publicidade

Veja também