Soltar pipa pode ser uma boa opção no momento, mas requer ainda mais cuidados

EDITORIAL -

Data 09/07/2020
Horário 04:35

Há mais de três meses, seguindo as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde), a maioria das pessoas tem ficado o máximo que podem em casa, devido à pandemia do novo coronavírus. No entanto, arrumar atividades para se distrair e ocupar o tempo, principalmente entre as crianças, não tem sido uma tarefa tão fácil. Haja criatividade!

Uma brincadeira antiga e que atravessa gerações pode ser uma excelente opção também em tempos de quarentena, não só para a garotada, mas também para os adultos: soltar pipa. Porém, se antes já exigia uma série de cuidados, hoje - com a necessidade do distanciamento social - requer muito mais.

Para vê-las voar e colorir o céu ou empiná-las com segurança, existem algumas precauções que devem ser tomadas, e quase sempre não são levadas em conta, a fim de evitar que alguém se machuque.

Entre janeiro e junho deste ano, por exemplo, conforme dados da Energisa Sul Sudeste, divulgados na edição de ontem, houve um aumento de 14% no número de ocorrências de pipa na rede elétrica nas 24 cidades atendidas pela distribuidora na região de Presidente Prudente, em comparação com o mesmo período de 2019. A atividade já foi responsável por interromper o fornecimento de mais de 13 mil clientes só neste ano.  

Além de muitas crianças que se machucam, ou em casos mais graves, até morrem, vítimas de descarga elétrica, tentando desenroscar o brinquedo dos fios, temos o velho problema do uso ilegal do cerol, uma mistura de cola e vidro esmagado ou limalha de ferro, utilizado para cobrir a linha da pipa e cortar a de outra.

Neste caso, o cortante é perigoso não só para quem usa, mas principalmente para quem passa perto.

Soltar pipas em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos, deve ser evitado.  Materiais cortantes também. Brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos nem pensar, principalmente se ela tiver rabiola. O ideal é locais abertos como praças e parques. Lajes e telhados também não são aconselháveis. Um pequeno descuido pode resultar numa queda. E o que era pra ser uma brincadeira pode se transformar em tragédia.

Não esquecendo, claro que, para soltar pipa, os cuidados que já fazem parte do nosso dia a dia nos últimos meses também devem ser mantidos: ao sair, use máscaras e brinque sem aglomerações.  

 

Publicidade

Veja também