Sonhos depois dos 60

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 06/05/2021
Horário 05:00

Você sabia que 50% dos idosos acima de 60 anos têm uma vida saudável e totalmente independente? Envelhecer bem significa, também, envelhecer com qualidade de vida. Mas o que fazer com todo o tempo disponível? Esta pergunta é feita ao próprio idoso, aos familiares e à sociedade de um modo geral.  
Traçar planos e cumprir metas para um idoso às vezes pode ser complicado, visto que muitos não conseguiram concluir seus estudos e nem sempre a aposentadoria propicia condições financeiras favoráveis. Mas muita coisa pode ser feita para os próximos dez, 20 anos ou mais, sonhos podem ser realizados:
1- Viagens: Ir à terra natal rever parentes. Sentir o cheiro da terra, a boa comida e relembrar a infância. Pelo estatuto do idoso, ele tem direito a passagens gratuitas.  
2- Estudos: Quase 15% da população brasileira ainda não sabe ler e nem escrever, e a maioria é idoso. Hoje existem muitos cursos públicos com horários e dias que, com dedicação, é possível escrever num papel sua história. Para outros, o sonho é concluir ou mesmo começar um curso superior. 

Muitos idosos desejavam, quando eram jovens, terem seu próprio negócio. A terceira idade pode ser uma nova oportunidade

3- Empreender: Muitos idosos desejavam, quando eram jovens, terem seu próprio negócio. A terceira idade pode ser uma nova oportunidade. É importante que compreendam que muitas coisas mudaram. Ir ao Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para obter informações é uma ótima opção para começar, e é gratuito. 
4- Cuidar da saúde: Colocar a carteirinha de vacinação em dia, restaurar os dentes, fazer reeducação alimentar e praticar esportes permitem ao idoso viver mais e com melhor qualidade de vida. Nem todos idosos possuem planos de saúde, todavia o SUS (Sistema Único de Saúde) permite obter consultas médicas e odontológicas. Para todo início de cuidados no processo de envelhecimento é importante iniciar pela visão, audição e coração, pois causam maior impacto no cotidiano. 
5- Preservar a autonomia: Ir à feira livre semanalmente, ir ao banco, participar de grupos de dança, de dominó ou cartas são atitudes que devem ser exercidas por aqueles idosos que possuem boa memória, conseguem caminhar sem dores e que conhecem os riscos das ruas nas grandes cidades. 
Estimule, incentive e ajude seus entes queridos idosos. Ajude-os em seus sonhos!


 

Publicidade

Veja também