Superlua poderá ser acompanhada na Cidade da Criança

Observatório do Parque Ecológico atenderá em horário especial para que a comunidade possa observar o fenômeno

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 06/03/2020
Horário 11:18
Cedida  - Lua  poderá ficar até 14% maior
Cedida - Lua poderá ficar até 14% maior

Durante a noite de segunda-feira, o Observatório da Cidade da Criança estará aberto especialmente para a observação da Superlua. O fenômeno poderá ser visto a olho nu, porém o local disponibiliza equipamentos e ambiente, que favorecem ainda mais a apreciação do evento astronômico em detalhes.

Para orientar os visitantes, o planetarista, Rafael Gomes da Silva, estará à disposição para tirar possíveis dúvidas sobre o fenômeno, que ocorre quando a Lua está em fase cheia e atinge o Perigeu, isto é, o ponto de maior proximidade com a Terra. “Na noite de 9 de março o nosso satélite natural estará a aproximadamente 357.122 km da Terra”, explica.

Sendo que a distância média entre o planeta e a Lua é de 384.403 km, ou seja, visualmente, poderá ficar até 14% maior, comparando com os dias normais. A Superlua ocorre, normalmente, cerca de quatro vezes ao ano.

 O Observatório do Parque Ecológico de Presidente Prudente atende regularmente apenas às quintas-feiras e sábados, mas especialmente para a visualização do evento o local estará aberto na segunda-feira, com entrada gratuita, das 19h às 22h.

“O Observatório da Cidade da Criança tem um ótimo ambiente com baixa poluição luminosa urbana, topografia elevada e ótimos telescópios. Esse conjunto dá ao visitante uma sensação ímpar. No entanto, cabe frisar, que mesmo ocorrendo a Superlua, ficamos à mercê das condições climáticas do dia da observação”, completa Rafael.

 

SERVIÇO

Superlua: segunda-feira, 9 de março;

Gratuito: 19h às 22h;

Local: Observatório da Cidade da Criança.

Publicidade

Veja também