Sustentabilidade econômica

Sustentabilidade econômica é a capacidade de produção, distribuição e utilização equitativa das riquezas produzidas pelo homem. O crescimento econômico sustentado refere-se a um ciclo de crescimento econômico constante e duradouro, assentado em bases consideradas estáveis e seguras. Trata-se de uma condição em que a produção cresce, em termos reais, por um período relativamente longo, compreendendo mais de duas décadas. 
Relaciona-se com os conceitos de desenvolvimento sustentável, entendido como sustentabilidade ambiental, social, econômica e política. Um estudo do Banco Mundial discutiu os casos de rápido crescimento econômico, a partir do pós-guerra, abordando o caso de 13 economias que conseguiram, por 25 anos ou mais (1950), analisando as causas, consequências e a dinâmica interna desse crescimento. 
O relatório apontou as semelhanças existentes entres os países que conseguiram realizar esses "milagres de crescimento" e formulou uma lista de "ingredientes" para o crescimento, com sugestões de políticas que podem ajudar os países em desenvolvimento a alcançar o crescimento econômico sustentado. 

A inovação possibilita o desenvolvimento de novos produtos e, com isso, o ingresso em indústrias de exportação não tradicionais

As recomendações de políticas foram agrupadas em cinco categorias: acumulação de capital; inovação e imitação; alocação do capital e do trabalho; estabilização macroeconômica; inclusão. Dentro da categoria acumulação, incluiu-se o investimento na formação bruta de capital, que contribui para acumular infraestrutura e as competências de que o país necessita para crescer rapidamente. Já a inovação possibilita o desenvolvimento de novos produtos e processos e, com isso, o ingresso em indústrias de exportação não tradicionais, por exemplo. 
O terceiro conjunto de políticas diz respeito à alocação do capital, que pode ser determinada, por exemplo, por mudanças na taxa de câmbio, para estimular certos setores da indústria e categorias de exportações-chave para o crescimento. O quarto grupo de políticas é relacionado à estabilização macroeconômica. E o quinto grupo refere-se às políticas voltadas para a inclusão social, com vistas à maior equidade e igualdade de oportunidades.


 

Publicidade

Veja também