Técnica de fotografia newborn encanta papais e mamães de Prudente

Nos ensaios, bebês são clicados em suas primeiras semanas, em poses que remetem à sua vida dentro do útero

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 17/11/2013
Horário 09:48
Recordar! Quem nunca parou para relembrar a infância, o aniversário de 15 anos, o dia do casamento ou outras datas importantes da vida? Tudo isso, através daquele amontoado de fotos guardadas em álbuns, numa caixinha ao fundo do armário, ou ainda em uma pasta de backup do computador, intitulada "antigas". E atualmente, um novo estilo de fotografia vem conquistando tanto os profissionais dessa arte, quanto muitos papais e mamães. É que um estilo muito difundido nos Estados Unidos, o newborn,que remete o bebê às poses que ele ficava no útero da mãe, está em ascensão há cerca de três anos no Brasil e já chegou em Presidente Prudente. Isso é o que afirma a fotógrafa prudentina Zilanda Cardoso, que vem se especializando na técnica.

Jornal O Imparcial Zilanda Cardoso quer se especializar ainda mais na técnica

"Às vezes quando a família tem um fotógrafo de confiança, este acaba fazendo o trabalho, mas acho que com a especialização em newborn eu seja uma das primeiras, por aqui", expõe. Ela explica que a técnica utilizada neste seria mesmo o cuidado que se deve ter no preparo da criança para a sessão de fotos.

Um dos pontos importantes é o horário específico para fotografá-la. "O ideal é a criança ter mamado antes para que possa adormecer e ficar tranquila", afirma, destacando ainda a higienização com álcool em gel o tempo todo, tanto nas mãos, quanto nos equipamentos (todo esterilizado). As unhas devem estar sempre curtas para não correr o risco de machucar o bebê. "O ambiente precisar estar numa temperatura ideal e a luz tem que ser natural, é o que eu chamo de ‘luz de janela’".

Conforme Cardoso, apesar de não se ter nenhuma comprovação de que o flash cause algum risco ao neném, este recurso não é utilizado. Primeiro para preservar o máximo a naturalidade como um todo, desde a pele do neném e também para não assustá-lo. O cuidado com as poses também é fundamental, porque por mais que dento da barriga o bebê ficasse todo encolhido, aqui fora ele acaba soltando as mãozinhas, pezinhos de uma vez, então ela vai apoiando, segurando cuidadosamente.

"Tudo isso é o que se pode chamar de técnica. Além de paciência. Se o bebê não estiver bem, chorando, inquieto tem que esperar o momento dele. Porque quem comanda a sessão é ele", frisa. Até agora Cardoso conta que teve cerca de dez clientes. O valor de uma sessão varia de acordo com a quantidade de fotos. "Uma sessão rende em média de 15 a 20 fotos e pode sair de R$ 200 a R$ 1 mil", coloca.

 

Preparação

A profissional comenta que antes de tudo existe todo um preparo. Antes de chegar à casa do cliente, ela já liga orientando que a mamãe comece amamentar para que o neném esteja calmo e possa dormir. Ela fala que não há como precisar um tempo de sessão, mas pode calcular uma média de quatro horas se a criança estiver tranquia. O fato de ter como estúdio a própria residência da família é um ponto que ela preza, pois facilita o trabalho. "Porque ali é mais confortável, se precisar de alguma coisa a mamãe já tem tudo ali, se por acaso o filho acordar ela pode pegá-lo, sentar em sua cadeira e amamentá-lo mais um pouco. Além de que a criança fica à vontade uma vez que está em seu ambiente natural, ao que ela já está familiarizada", ressalta.

E acrescenta que o resultado é fantástico, encantador e muito prazeroso. "Os pais se emocionam, assim como o fotógrafo também . A sessão por si só é muito emocionante. Vale a pena todo o trabalho", afirma.

 

Sessão

Cardoso explica que as poses geralmente imitam a maneira como a criança estava dentro da barriga da mamãe. "A remetemos para sua vida no útero, por isso recomendamos que o ideal seja fazer a sessão até os 21 dias após o nascimento, porque ai a criança ainda pode ser movimentada nas maneiras como ela estava acostumada a ficar durante os nove meses de gestação. Sem contar que as cólicas, que podem influenciar e muito no trabalho, começam depois dos 15 dias", pontua.

Para deixar o ambiente zen, são colocadas músicas que lembram o som uterino e também do coração da mãe. Enfim, o que ele estava acostumado a ouvir durante todo esse tempo. Outra coisa que Cardoso menciona é que não há restrição de qualquer barulho no estúdio, inclusive podendo ser colocado outro tipo de música, pois mesmo quando ele estava lá dentro da barriga, aqui fora o mundo girava normalmente. "Essa coisa de que para o bebê dormir tem que estar silêncio é mito. E ai vamos preparando tudo de leve. Por isso a importância de fazer o book o quanto antes", narra.

A fotógrafa faz questão de acentuar um detalhe que é o de nunca ser revelado o sexo da criança nas fotos. "A pessoa quando olha pode até identificar o bebê, mas apenas pelos traços, sua fisionomia", frisa.

 

A profissional

Zilanda Cardoso se formou em 2005, na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), em Comunicação Social, mas em 2004 já fotografava. Trabalhou como jornalista em vários veículos da cidade e em várias áreas da fotografia, até que se interessou pelo newborn. Participou no mês passado de um workshop denominado "Da Espera ao Encontro", com a fotógrafa especialista na área, Luana Francis, de Três Lagoas, sobre a nova tendência e se identificou totalmente.

"Em dezembro irei para Florianópolis participar da segunda edição do único Congresso de Fotografia de recém-nascidos do mundo. Nesse meio tempo, tentarei fazer outro workshop em São Paulo", revela.

 

serviço

CONTATO

Aos interessados em conhecer um pouco mais sobre o trabalho da fotógrafa pode conferir sua página no Facebook Zilanda Cardoso. Para mais informações sobre as sessões, os telefone são 3221-9593, 99782-6398 e 98154-6017.
Publicidade

Veja também