Temperaturas devem se manter altas em Prudente

Segundo especialista, nessa época do ano é natural que as temperaturas se elevem; cuidados devido ao calor intenso devem ser redobrados, principalmente com baixas na umidade do ar

PRUDENTE - PEDRO SILVA

Data 07/11/2019
Horário 09:12
Jean Ramalho - Altas temperaturas devem perdurar até março, com fim do verão
Jean Ramalho - Altas temperaturas devem perdurar até março, com fim do verão

O fim do ano se aproxima, e com ele as temperaturas se elevam com a proximidade do verão. Segundo o professor da pós-graduação em Geografia da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade do estado de São Paulo), José Tadeu Garcia Tommaselli, “a tendência é que as temperaturas permaneçam altas, por conta da primavera”. Provavelmente, de acordo com ele, o clima se manterá assim até o mês de março com o fim do verão.

Na tarde de terça-feira, em alguns pontos de Presidente Prudente, pancadas de chuva caíram, o que, segundo o professor, é natural, devido às altas temperaturas. “Nessa época do ano, o que se presencia são chuvas rápidas e fortes. Estamos observando a movimentação de nuvens, o que pode indicar a chegada de chuva”. Tommaselli ainda comenta que o clima está normal para a época do ano, com muito calor.

CALOR INTENSO

EXIGE CUIDADOS

O calor não só acarreta uma sensação de incômodo, mas pode causar tonturas, e o forte sol, insolações. O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Renato Gouvea, explica que, “apesar da umidade do ar ainda estar boa, é importante sempre estar de olho nela, pois, abaixo dos 30%, já é perigoso. Devido ao calor é importante sempre se hidratar, usar protetor solar e evitar uma grande exposição ao sol, e claro, se a umidade estiver baixa, os cuidados devem ser intensificados”.

Segundo o coordenador, deve-se evitar ficar exposto ao sol das 11h às 15h, pois nesse período é maior a intensidade da luz solar. “Algumas empresas estão se adaptando a essa onda de calor, e deixam as demandas externas voltadas para o período da manhã”, pontua.

Sobre os trabalhadores que têm suas funções na rua, Renato recomenda que “sempre se protejam, usando bonés, protetor solar, no caso dos motociclistas, sempre usar o mangote”. Ainda segundo o coordenador, é preciso procurar a melhor maneira de se proteger, e se houver qualquer dúvida, entrar em contato no número da Defesa Civil, que é 40199. “É importante o trabalhador ter essas informações”, salienta.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

DIA

MÁXIMA

MÍNIMA

Hoje

28ºC

20ºC

Amanhã

31ºC

21ºC

Sábado

32ºC

22ºC

Domingo

34ºC

21ºC

11 de novembro

34ºC

22ºC

12 de novembro

35ºC

22ºC

13 de novembro

32ºC

23ºC

14 de novembro

32ºC

23ºC

15 de novembro

35ºC

24ºC

16 de novembro

34ºC

22°C

17 de novembro

35ºC

24ºC

18 de novembro

35ºC

25ºC

19 de novembro

33ºC

26ºC

Fonte: Instituto Climatempo

Publicidade

Veja também