Tempo é dinheiro

Persio Isaac

CRÔNICA - Persio Isaac

Data 07/11/2021
Horário 06:00

José Carlos Miranda, o "Cacau", era um ícone para nós. Éramos de uma geração mais jovem que a dele. Nos anos 60 ele já estudava em São Paulo, jogava basquete no Palmeiras, tinha o carro top, uma Alfa Giulia conversível de cor bege. Para enriquecer ainda mais sua fama de um cara bem sucedido, namorava nada mais nada menos que Rosa "Grace Kelly" Peretti, a mulher dos sonhos, do sorriso angelical. Um perfeito exemplo de sucesso e de glamour. 
Quem diria que lá pelos anos 90 eu e meu querido amigo, Dr. José Roberto Marcondes, estávamos passeando no carro do nosso ídolo. A timidez nos devorava.  Eu e o Zé, o Zé e eu, loucos para entrar no assunto de como ganhar dinheiro. Brigamos com a timidez, e no último round dessa dura luta, perguntamos: Cacau você que é um cara bem sucedido, bem casado, como se ganha dinheiro? Talento, foco, dedicação, ambição, trabalho, respondeu ele. 
Não ficamos satisfeitos com a resposta e insistimos na pergunta enigmática. Tá bom Cacau, mas como se ganha dinheiro? Não queríamos respostas daqueles livros americanos que nos ensinam como ser feliz e ter sucesso. Cacau, sentindo a nossa carência, percebeu que teria que ir mais fundo, sair das frases convencionais e tentar mostrar os enigmas dessa nobre arte: A vida jamais será um jogo exato e preciso. São muitas as variáveis e circunstâncias que podem influenciar uma pessoa a ganhar dinheiro. Não tenho uma fórmula mágica ou exata para se ganhar dinheiro. 
Lógico que é preciso ter inteligência, foco e muito trabalho. Eu sei pelos exemplos que conheço que se você não chegar aos 20 anos com "$ 1000.000,00 de dólares em cash" dificilmente se tornará um milionário. Vinte anos! Que barbaridade. Só isso, 20 anos! Eu e o Zé já passamos dos 40 anos, caminhando a passos largos para atingir a insuportável terceira idade, e sem nenhum no bolso! 
Mas isso é uma regra, Cacau? Toda regra tem exceção, né Cacau? Silêncio no carro. Cacau tentando nos dar esperança, pois percebeu que estava diante de dois amadores, disse: Olha como falei pra vocês, não tem fórmulas, mas os exemplos da história de caras bem sucedidos financeiramente, conseguiram ter essa quantia na faixa dos 20 anos aos 30 anos, respondeu nosso ídolo. Mesmo aumentando mais dez anos ainda estávamos fora dessa regra injusta. Olhei para o Zé com um olhar depressivo, o Zé olhou para mim com um olhar de pânico e implorou para o Cacau dizendo: Oh Cacau, não dá pra aumentar essa idade não? Vejam vocês.

Publicidade

Veja também