Título cancelado? Antecipe a regularização e evite problemas futuros!

EDITORIAL -

Data 10/07/2021
Horário 04:15

Falta pouco mais de um ano para a eleição presidencial. Parece muito, mas o tempo está voando. Aos poucos, diversos nomes começam a figurar como possíveis candidatos ao pleito. Pesquisas de intenção de voto mostram até quem supostamente estaria na frente. Nas redes sociais, há quem defenda este ou aquele. Vemos discussões, uma enxurrada de baixarias, até mesmo entre amigos e familiares. O circo já começa a pegar fogo.
Mas antes de sair por aí brigando, fazendo campanha, enchendo a boca pra falar de determinado político, tente primeiro se preparar para exercer seu papel de cidadão. Ainda que não haja nenhum candidato confirmado, vá pesquisando sobre os possíveis nomes e seus históricos. Quem é? O que já fez? O que vem propondo ou defendendo? 
Começa um mandato, termina outro, e as pessoas deixam os representantes fazerem o que bem querem com seus cargos. A maioria nem se lembra em quem votou na última eleição. Muito menos quem é o seu candidato eleito, quais eram as suas propostas antes de vencer. Sem contar os que votam em branco ou deixam de comparecer no dia. No que contribuíram?
Se a eleição fosse hoje, conforme matéria divulgada nesta semana em O imparcial, um em cada quatro prudentinos não poderia votar. Isso porque 43.223 eleitores da cidade estão com seus títulos eleitorais cancelados por não realizarem o cadastramento obrigatório da biometria no ano de 2019 ou por ausência de voto e justificativa em três eleições seguidas. Pessoas que deixaram de cumprir o seu papel.
Volto a falar. O momento agora é de preparação. Aproveite que ainda há tempo e regularize sua situação junto à Justiça Eleitoral. Apesar de o atendimento presencial estar suspenso, devido à pandemia da Covid-19, os cartórios seguem com consultas e diversos procedimentos de forma online. A procura com antecedência evita o risco de não ter o título regularizado a tempo de votar ano que vem.
Claro que nossa participação como cidadão não se limita a ir às urnas, durante as eleições, e apertar a tecla “confirma”. Também devemos participar das escolhas feitas no bairro, na igreja, no trabalho e em outros espaços que fazem parte da nossa vida. Mas a cada quatro anos, no Brasil, e a cada dois, na cidade onde moramos, temos a chance de, pelo menos tentar, mudar o cenário e renovar as cadeiras.
Aproveite o momento para fazer sua parte... apresente aos amigos ou familiares, mesmo que numa conversa por aplicativo, os caminhos para um voto de qualidade, quais são os requisitos de um bom candidato. Atitudes simples, mas que podem surtir resultados... Títulos em mãos!
 

Publicidade

Veja também