Títulos SDG 

É cediço que todos os gestores e banqueiros privados sabem a importância que as obrigações têm numa carteira de ativos, pois elas oferecem menor risco, menor volatilidade e, como consequência, uma maior tranquilidade aos investidores. Nos últimos tempos, temos assistido a uma tendência no mercado financeiro e em particular no mercado de renda fixa, com a crescente emissão de títulos vinculados SDG e títulos vinculados à sustentabilidade. 
A sigla SDG significa Metas de Desenvolvimento Sustentável (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), programa lançado em 2015 pelas Nações Unidas, que tem como objetivo acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar a paz e prosperidade até 2030. Este compromisso foi assumido por governos, setor privado, sociedade civil e cidadãos em geral, um pouco por todo o mundo. São 17 objetivos que culminam com a vontade de encontrar em 2030 um mundo mais equilibrado, com menos desigualdades e um planeta mais saudável. 
As Nações Unidas acreditam que será necessário um investimento total anual de US$ 5 a 7 trilhões de dólares para se alcançar as metas estabelecidas e, para isso conta com os governos e empresas em geral. Este tipo de obrigações permite que as empresas tenham acesso a fundos para desenvolver projetos inovadores, alinhados para poder dar um contributo positivo para os SDG e, ao mesmo tempo, criar valor a longo prazo, tanto para o seu negócio, como para as partes interessadas. 
Muitas instituições têm abraçado esta tendência, com diversas emissões deste tipo de obrigações, admitindo que têm um papel crucial para que se consiga alcançar os objetivos propostos pelas Nações Unidas e adotando para si os princípios de ESG (Environment, Social e Governance), tão fomentados nos últimos anos. Empresas como a energética italiana Enel, os grupos financeiros HSBC e ANZ, a Telefônica e mesmo o governo mexicano são apenas alguns dos exemplos de entidades que já emitiram SDG Linked Bonds, com o objetivo de desempenhar um papel-chave no mercado de dívida, encorajando as empresas para contribuir para a sustentabilidade numa perspectiva ESG. 


 

Publicidade

Veja também