Tonho assume Prefeitura de Martinópolis amanhã

“Nós já enviamos um ofício e informamos a Câmara Municipal, que define a data da posse", detalha.

REGIÃO - Mariane Gaspareto

Data 26/06/2014
Horário 04:33
 

Após um ano e meio de espera, Antônio Leal Cordeiro, Tonho (PV), tomará posse da Prefeitura de Martinópolis amanhã, em cerimônia prevista para ocorrer às 10h. Ele assume o Executivo do município após a publicação do acórdão com a decisão que o tornou apto a assumir o cargo e possibilitou a recontagem de seus votos, procedimento que ocorreu na manhã de ontem, na 71ª ZE (Zona Eleitoral) de Martinópolis, com a diplomação de Tonho e de sua vice, Ilza Filazi Ascêncio (PSD). Conforme a Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), Tonho obteve 8.214 votos.


Tonho foi eleito em 2012, mas teve sua candidatura indeferida em primeira e segunda instâncias por decisão judicial, com base na Lei da Ficha Limpa, o que anulou seus votos. O vereador Rondinelli Pereira Oliveira (DEM) assumiu o cargo em 1° de janeiro de 2013 e agora voltará à presidência do Legislativo.

Conforme Gustavo de Azevedo Marchi, juiz eleitoral substituto, a Justiça Eleitoral finalizou sua participação no evento com a diplomação do prefeito. "Nós já enviamos um ofício e informamos a Câmara Municipal, que define a data da posse", detalha.

Jornal O Imparcial Após recontagem, Tonho e Ilza Filazi foram diplomados

Com a inelegibilidade do candidato afastada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no início do mês passado, os votos que haviam sido invalidados voltaram a ter validade, segundo Marchi. "Agora o processo está em Brasília, no TSE, e poderá ser recorrido enquanto não estiver com trânsito em julgado", explica.

O vigilante César Augusto Pereira, 43, foi até o local conferir a recontagem dos votos, pois procura sempre estar informado sobre o cenário político da cidade. "Se ele ganhou tem que assumir mesmo".

A empreendedora digital, Márcia Neves, 50, também esteve presente na 71ª ZE de Martinópolis na manhã de ontem. "Eu acho mesmo que a Justiça tem que ser feita e fico feliz que ele assumirá a prefeitura".

 

Espera


Tonho procurou sua advogada, Renata Sanches Poloni, assim que houve a impugnação de sua candidatura. "Ele queria reverter essa situação e eu sabia que seria um processo demorado, mas não esmorecemos". Na época, ela conta que Tonho tinha cinco impedimentos para sua eleição. "Recorremos e a juíza acolheu quatro deles, mas permaneceu um sobre contas reprovadas pela Câmara. Agora, após uma batalha de 18 meses mais uma espera de 44 dias pela publicação do acórdão, conseguimos ter os votos retotalizados", comemora.

Tonho, eleito pela quarta vez, afirma que não conseguirá recuperar o tempo perdido. "Mas espero que quem ocupou meu cargo tenha feito um bom trabalho para que eu possa aprimorá-lo".

Publicidade

Veja também