Trabalhos com formas geométricas colorem a galeria do Tênis Clube

Exposição é do artista plástico prudentino Donizete Rangel, o Tchotchó, e pode ser vista até 15 de setembro

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 08/09/2015
Horário 09:51
 

A nova atração na Galeria Takeo Sawada, do TCPP (Tênis Clube de Presidente Prudente), é a exposição "Tons Geométricos", do artista plástico prudentino Donizete Rangel, o Tchotchó, 58 anos. A mostra, que iniciou em agosto, pode ser vista até 15 de setembro durante toda a semana. A entrada é gratuita.

Segundo o curador do espaço, Erivaldo dos Santos, Vadinho, são 14 painéis emoldurados com formas geométricas em cores vivas. "Vejo-me no seu estilo de pintar, que lembra bem Romero Brito. Foi um amigo que me apresentou seu trabalho e, graças a Deus, deu certo a exposição. Todo trabalho geométrico é terapêutico, mexe com o pensar das pessoas e como o dele eu ainda não havia visto na cidade", expõe o curador.

Representante de Prudente no Mapa Cultural Paulista em 1996/97, Donizete conta que foi premiado com o projeto "Cores e formas", exposição realizada em abril deste ano, no Centro Cultural Matarazzo.

Ele, que comandava lojas de móveis, revela que sempre desenhou muito ambientes e decoração, e em 96 ao ter problemas de saúde, paralelo ao seu ofício profissional, precisou procurar alguma atividade ocupacional.

"Tentei tocar bateria, mas não deu certo, ninguém me chamava para tocar . Foi ai que comecei a me dedicar aos desenhos e à pintura. E uma pessoa fundamental nessa fase foi o Roberto Bertoncini, o Bertô, que me incentivou a fazer exposições em Caraguatatuba e a participar de uma seleção em Londrina ", ressalta.

Por volta do ano 2000, Donizete parou de vez com a linha de lojas de móveis e passou a se dedicar em outra profissão na área de vendas em outro Estado. Ao retornar a Prudente, resolveu parar com as viagens e mais uma vez, Bertô entrou em sua história. Após quatro anos, firmou a primeira exposição.

"Ele foi o maior incentivador. É alguém que eu confio como artista, diferenciado e autêntico... Eu penso que qualquer homenagem que eu preste a ele será pouco pelo que fez e faz por mim. Bertô é um grande amigo, uma pessoa incrível", fala com admiração.

Donizete comenta que em sua casa tem seu cantinho especial para fazer suas obras: uma sala e um quarto, cômodos que lhe dão muita alegria. Ele já está com dois convites para novas exposições.

 

Olhar de artista

O artista plástico, Bertô, que é professor de Estética e História da Arte na Toledo Prudente Centro Universitário, se sentiu emocionado com as palavras de Tchotchó. "É gratificante mais que ter sucesso, ter reconhecimento de alguém. Embora, o trabalho dele se sustente por si só, e eu que sou da área só valorizei o que já estava pronto. A qualidade do que ele produz é evidente. Poder, conseguir divulgar o trabalho do outro é maravilhoso, graças a Deus ele me presenteou com isso", salienta Berto.

 

Artes visuais


Na mostra de Donizete, está um painel de Bertô falando sobre o amigo. Leia na íntegra: "O trabalho de Donizete Rangel por si só já é um marco diferente em nosso panorama de artes plásticas. Abre mão tranquilamente de qualquer possibilidade de um entendimento fácil e figurativo em busca de uma vigorosa linguagem pessoal. E esta linguagem é construída de uma maneira intuitiva, é verdade, mas fundamentada em sua própria lógica. Vemos em cada uma das obras apresentadas, essa perseguição que o artista incansavelmente terá que realizar para justificar a aventura de ser artista. Essa coragem de buscar o novo, e de não se contentar com um só resultado. Ir além e buscar mais é o que diferencia o artista do artesão. E é assim que Donizete dá uma aula de coragem e amor à arte e aos seus mistérios. Constrói universos próprios, porém, estes universos se transformam em significado coletivo porque carregam em si a coragem da busca, o jogar-se para a vida, ou seja, a vida humana em sua totalidade".

 

serviço

VISITAÇÃO


Amantes da arte que queiram prestigiar mais esta mostra, na Galeria Takeo Sawada, do Tênis Clube de Presidente Prudente, a visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira das 8h as 22h e sábado domingos e feriados das 8h as 19h.

 

Veja também