Trio prudentino participa da Corrida do Fim do Mundo

Pirajá estará entre competidores de 35 a 44 anos e, Sinomar, na faixa etária de 45 a 55.

Esportes - Jefferson Martins

Data 17/05/2015
Horário 08:37
 

Nas geladas montanhas do Parque Nacional Terra do Fogo, em Ushuaia, na Argentina, o médico infectologista André Luiz Pirajá da Silva, o personal trainer Diego Porto e o jornalista e colunista do jornal O Imparcial, Sinomar Calmona, encaram hoje, às 10h, a Corrida do Fim do Mundo. Ao todo, mais de 600 atletas estão inscritos na prova, que será dividida em duas categorias: 21 e 42 km (quilômetros).

De acordo com Porto, foram três meses de preparação para o desafio. "Subiremos montanhas com temperaturas negativas, chuva, frio e neve", conta. Diz que, para isso, o trio terá que usar equipamento especial, como tênis impermeável. "Esse tipo de prova é imprevisível. Podemos encontrar desde neve a lama, atravessar rio, mata fechada, galhos, buracos, além de subir e descer morros", pontua o atleta, que atuará na classe sub-35. Pirajá estará entre competidores de 35 a 44 anos e, Sinomar, na faixa etária de 45 a 55.

Jornal O Imparcial Porto, Sinomar e Pirajá desembarcaram na quinta-feira para melhor adaptação local

O grupo chegou na cidade na quinta-feira e tentava a adaptação ao ambiente. "Saímos de Presidente Prudente, onde a temperatura é 28 graus, e fomos para temperaturas muito baixas. Tentamos chegar o mais próximo possível do que vamos enfrentar", fala Porto. No entanto, lembra que isso já vem sendo feito ao longo dos últimos meses. "Treinamento em terra, grama e muitas subidas", destaca sobre os treinamentos, sem deixar de mencionar que não existe consistência em velocidade.

 

Expectativa

"É diferente de uma prova de rua, que nós brasileiros estamos acostumados", explica o personal trainer, que ainda fala que o trio espera chegar entre os dez primeiros em um tempo médio de quatro horas, para 42 km. Durante os treinamentos, os competidores receberam apoio da Academia Enforma.

 

SAIBA MAIS

FIM DO MUNDO?

A corrida é realizada na cidade de Ushuaia, na Argentina, que é a cidade mais próxima do Polo Sul. Isso a faz ser conhecida como: o Fim do Mundo. Está localizada na província da Terra do Fogo, que é um conjunto de ilhas. O parque nacional tem 63 mil hectares divididos em trilhas, matas e o Canal de Beagle, que separa as ilhas.
Publicidade

Veja também