Tudo pronto para os festejos em homenagem a Santo Expedito!

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 05/04/2022
Horário 03:52
Foto: Arquivo
Prefeito Nenê Betio e padre Umberto
Prefeito Nenê Betio e padre Umberto

A população de Santo Expedito já está pronta para receber os fiéis que estarão na cidade por ocasião dos festejos pelo dia do santo das causas urgentes. Já está tudo programado e preparado para a grande festa religiosa. Se for analisar pelas festas de anos anteriores, o movimento será grande, relevando ainda pelo fato de que não houve festa durante a pandemia, mas, por outro lado, as visitas ocorriam esporadicamente, pois muitos devotos encontravam uma forma para estar presente na cidade para agradecer por graças recebidas.

Festa
Juntamente com os festejos religiosos pelo Dia de Santo Expedito, a comunidade também está preparada para as festividades de aniversário do município. Assim, serão duas festas, uma religiosa e outra cívica. Não haverá problema quanto à realização das festas, pois as programações das mesmas foram feitas de comum acordo entre as duas comissões, com participação do pessoal do Comtur (Conselho Municipal do Turismo). São coordenadas pelo prefeito Nenê Betio e pelo padre Umberto

Alegria
Para o prefeito Nenê Betio, serão duas festas comemorativas, mas ambas fundidas numa só alegria. A de se festejar o santo padroeiro da cidade, como da mesma forma o aniversário de fundação do município. Depois que a pandemia deu mostra de que o vírus não está tão agressivo, o povo de Santo Expedito, bem como todos os devotos de Santo Expedito, tem motivo de sobra para extravasar essa alegria, assegura o prefeito.

Abraçados
Nenê Betio e o padre Umberto, através desta coluna, deixam claro que todos que vierem para as festas serão bem recebidos e, acima de tudo, que se sintam abraçados pelos expeditenses, especialmente os de outras cidades que vieram para seus compromissos religiosos. "Somos uma comunidade humilde, mas receptiva, e todos saberão acolher os que aqui vierem" disse o prefeito. “O coração de cada expeditense está repleto de amor e desejo de bem receber os devotos visitantes”, acrescenta padre Umberto.

Hóspedes
O prefeito ainda assegura que todos aqueles que vierem de outras cidades para os festejos de Santo Expedito devem se sentir como um hóspede oficial do município, pois o espaço é sagrado e da mesma forma sagrados todos os que vierem mostrar sua fé no santo das causas urgentes.

Estacionamento
Como das últimas vezes, os que vieram de carros particulares, sempre encontraram locais para estacionamento e, desta feita não será diferente, pois os veículos poderão ser colocados em ruas próximas à igreja, ou mesmo nas existentes no entorno, ou em todas as áreas da cidade.

Precauções
Embora nesse período de festa, sempre tenha existido uma tranquilidade dentro de Santo Expedito, é importante que todos os motoristas atentem para que seus veículos sejam fechados cuidadosamente e não deixem objetos de valor à exposição dentro dos carros, pois um dos membros da comissão lembra que, mesmo em festas santificadas, o mal sempre por inveja acaba instigando para que sua presença seja sentida. Os organizadores não se sentirão responsáveis por esse tipo de incidente. Certamente não irá acontecer, mas caso sim, basta procurar os postos da Polícia Militar para comunicar os fatos.

Ssegurança
Lembra ele, que a segurança será feita pelos policiais tanto da Civil quanto da Militar, como prevenção, pois não se registram incidentes relevantes durante essas festas. Os policiais presentes, que recebem apoio de efetivos designados pelos comandos regionais, sempre têm atuado de forma ordeira e de muito respeito para com os que se fizerem presentes durante as festas.

Saúde
Da mesma forma, equipes da saúde acompanharão os romeiros que estiverem em Santo Expedito, sendo certo que ambulâncias estarão de prontidão não apenas para atender emergências, como também o pessoal da saúde já se prepara e recebeu orientações de como agir em situações delicadas. Todos foram preparados para atuar em grupos.

Fila
Como a fila é uma instituição universal, as autoridades expeditenses alertam que ela poderá estar em vários pontos da cidade e, mais especificamente na entrada da igreja, para a visitação pública à imagem de Santo Expedito. Ela existe e deve ser respeitada por todos.

Fé em trovas
Santo Expedito está
Em plena festividade 
É o Dia do Padroeiro
E é a festa da cidade.
        (José Costa)

Publicidade

Veja também