Um toque pode salvar uma vida!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 05/10/2021
Horário 03:15

Outubro Rosa: é celebrado anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Conforme pesquisa, em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.
É um mês de extrema importância para o assunto, que deve ser estendido por todos os meses. Muitas mulheres têm conseguido a cura por conta do diagnóstico precoce. Identificar o câncer de mama nas fases iniciais é o maior aliado para um tratamento eficaz, aumentando assim as chances de cura e também a qualidade de vida. De acordo com o Instituto Oncoguia, 95% dos casos de câncer de mama diagnosticados no início têm possibilidade de cura.
Na edição de domingo, este diário trouxe ainda informações de que essa doença não se limita ao ser humano e pode também chegar ao mundo animal. Os pets (cães e gatos) também podem ser acometidos por esta doença, que precisa de diagnóstico precoce, para que se encontre a cura. Conforme publicado, assim como as mulheres fazem o autoexame na hora do banho, ela e outros tutores também podem fazer nos animais durante um gesto de carinho e tocar a região das mamas dos animais para verificar se existem pequenos nódulos, vermelhidão, secreção ou inchaço. Uma vez que encontrar qualquer tipo de anomalia, um profissional deve ser imediatamente procurado.
Atualmente, quanto mais cedo o diagnóstico for descoberto, maiores são as chances, tanto das mulheres quanto dos bichinhos. Um toque pode salvar a vida dos dois e evitar transtornos maiores. Cuide-se e cuide do seu animal de estimação.

Publicidade

Veja também