Universitários confeccionam e doam casinhas de boneca ao Lar Santa Filomena

Atividade, proposta aos cursos de Arquitetura e Design de Interiores da Toledo Prudente, resultou na destinação de cinco maquetes à entidade

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 28/04/2022
Horário 15:02
Foto: Toledo Prudente
Maquetes confeccionadas por alunos da Toledo ganharam destinação especial
Maquetes confeccionadas por alunos da Toledo ganharam destinação especial

Transformar conhecimento técnico em brincadeira de criança, trabalhando projeções arquitetônicas, foi o propósito que mobilizou alunos da Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores da Toledo Prudente Centro Universitário, que doaram nesta quarta-feira casinhas de boneca confeccionadas por eles às crianças do Lar Santa Filomena

Proposta na disciplina “Modelos e Maquetes”, ministrada por Roberto Bertoncini, a atividade reuniu mais de 50 alunos, do 5º e 7º termos de Arquitetura e Urbanismo e do 1º termo de Design de Interiores, que, divididos em grupos, foram desafiados a tornar útil o projeto que, tradicionalmente, sugere trabalhar com escalas arquitetônicas menores, a fim de desenvolver o senso espacial.  

“Nós percebemos que, depois de prontas, as maquetes tornavam-se objetos abandonados. Desta vez, resolvemos dar uma finalidade a elas. A ideia foi desenvolver um projeto residencial que obedecesse à escala de uma boneca e seguisse propostas diferentes, como escadas, cozinha e banheiro, para que pudéssemos doar às crianças posteriormente”, explica Roberto.  

Utilizando MDF, isopor, palitinhos de sorvete, além das técnicas de bricolagem e papietagem, dentre outros materiais, foram confeccionadas e entregues cinco casinhas de boneca ao Lar Santa Filomena, instituição não-governamental que, atualmente, atende mais de 200 jovens e crianças, com idades entre 0 e 18 anos, por meio dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e de acolhimento.  

“São ações como essa que asseguram dignidade às crianças acolhidas, impactando diretamente aquelas que são atendidas de forma integral pela instituição. Parcerias com a Toledo Prudente, empresas, comunidade e com pessoas que apoiam a causa garantem a manutenção de nossas atividades”, afirma Paula Rosa, coordenadora do Lar Santa Filomena há 17 anos.  

Projetos funcionais

Seis horas. Esse foi o tempo médio gasto em orientações para que as maquetes saíssem conforme o planejado, além de atividades extraclasse. Ao longo dos encontros, os projetos tornaram-se mais elaborados, com o objetivo de serem funcionais, bonitos e resistentes, sempre pensando em soluções arquitetônicas.  

“Foi uma grande experiência, pois montar o projeto, desde a planta baixa até a realização da maquete, foi um desafio. Aprendemos como cada material funciona, visualizando os espaços e as formas, utilizando a escala e dimensões e também fazendo uso do espaço maker, para a criação do projeto e fabricação, além de unir arquitetura e tecnologia na mesma atividade, aplicando na prática todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, relembra a aluna do 7º termo de Arquitetura e Urbanismo, Natália Santiago.  

Segundo o professor Roberto, o fato de os alunos saberem que os projetos seriam doados posteriormente às crianças fez com que fossem desenvolvidos com mais cuidado e entusiasmo, trabalhando mínimos detalhes para que a experiência lúdica fosse a melhor possível.  

“As maquetes foram feitas com muito talento e carinho. Quando você vê um objeto de conhecimento sendo transformado em brinquedo, é muito gratificante. Só temos a agradecer essa turma maravilhosa pelo empenho e pela dedicação”, pontua.  

Foto: Toledo Prudente - Casinhas de boneca foram entregues ao Lar Santa Filomena, em Prudente

Foto: Toledo Prudente - Alunos foram desafiados a desenvolver um projeto residencial que obedecesse à escala de uma boneca

Publicidade

Veja também