Use máscara!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 30/04/2020
Horário 04:38

Até algum tempo atrás, o hábito de usar máscaras era visto somente em países orientais, como o Japão e a China. Para nós, ocidentais, tal costume era encarado com certa estranheza, e até aversão, afinal, parecia algo exagerado. No entanto, desde que a Covid-19 chegou ao Brasil, cada vez mais vemos pessoas se conscientizando da necessidade deste EPI (equipamento de proteção individual) durante este momento de pandemia. Isso porque estudos mostram que o acessório reduz em até 98,5% o risco de transmissão do vírus entre as pessoas – mas é preciso que todos estejam de máscara para se alcançar tal percentual.

Em Presidente Prudente, e em outras cidades da região, já foram publicados decretos tornando obrigatório o uso do acessório de segurança em todos os locais públicos. Contudo, basta dar uma volta na rua que é fácil localizar pessoas desprotegidas, colocando em risco a sua saúde e de outros também. Infelizmente, muitos decidem descumprir a quarentena por motivos injustificáveis, ou seja, não estão fora de casa por questões essenciais, como necessidade de ir ao supermercado ou à farmácia, por exemplo.

Passar por um período como o que estamos atravessando é extremamente complicado. Por isso é preciso ter sempre em mente que trata-se de algo passageiro, e focar no que realmente importa neste momento, que é a saúde, a nossa, dos nossos familiares e de toda a humanidade. Por mais que a máscara seja um acessório incômodo, é extremamente eficaz, e isso justifica qualquer esforço de nossa parte.

Desta forma, se você tem o privilégio de poder ficar em casa, trabalhando remotamente, sem ter de se expor a riscos, saiba agradecer. E caso precise deixar seu lar por alguma necessidade inadiável, vá de máscara! Pare e reflita sobre a quantidade de pessoas que precisam estar fora de casa por força maior, como o caso dos profissionais da saúde. Quanto mais gente se proteger, menos pacientes estarão nos hospitais. Portanto, o uso da máscara é sim um ato de amor e de respeito ao próximo!

Publicidade

Veja também