Vacina anima idosos de instituições de longa permanência em PP

Unidades assistenciais afirmaram que os assistidos ficaram mais “felizes e esperançosos” com a vacinação e garantiram manutenção dos protocolos de segurança

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 31/01/2021
Horário 19:00
Foto: Secom
Idosos em casas de repouso são vacinados nesta semana em Prudente
Idosos em casas de repouso são vacinados nesta semana em Prudente

O início da vacinação em instituições de longa permanência em Presidente Prudente, que são as casas de repouso, trouxe sensação de alívio e esperança tanto para os funcionários que atuam dentro desses locais, quanto para os idosos que, ansiosos, esperavam pelo imunizante. Na Casa de Repouso Cantinho do Idoso, por exemplo, a enfermeira responsável, Maria Iraci Oliveira, afirmou que desde que as doses foram aplicadas, na quarta-feira, foi perceptível a mudança de comportamento dos idosos. “Eles estão muito mais felizes e empolgados, diferente do que ocorria nos últimos meses. De fato mudou a vida deles”.

Na unidade, foram vacinados 18 idosos e oito funcionários com a vacina conhecida por Coronavac. Segundo a enfermeira, fazer parte deste início de imunização foi gratificante e um momento de “vida nova” para todos os participantes. “Os nossos idosos desde que souberam da chegada das vacinas estavam extremamente ansiosos. No dia da imunização, vimos até alguns dos nossos assistidos pedindo para serem os primeiros vacinados, e isso mostra o quanto eles acolheram a proposta”. No local, protocolos rígidos são seguidos desde o início da pandemia tanto para visitantes, quanto para os profissionais, o que contribuiu para que nenhum caso fosse confirmado na unidade até o momento.

A Vila da Fraternidade também já contou com a imunização de 33 idosos e 14 profissionais nesta semana. As doses chegaram num bom momento, de esperança e fé, e também como um alento para todo o trabalho realizado pela unidade desde o início da pandemia da Covid-19 e que resultou no sucesso de prevenção, já que nenhum caso foi registrado no local. Mesmo com a imunização, a assistente social da unidade, Diana Camila Alexandre, comentou que protocolos rígidos continuarão a ser mantidos por todos no local.

“As saídas dos idosos, que eram livres, foram restritas a consultas médicas e idas ao banco. Quando há extrema necessidade, nós permitimos a saída com o acompanhamento da família”. Ao retornarem, há também todo um processo de higienização, que inclui desinfecção com álcool em gel na entrada, banho e lavagem imediata das roupas.

 

 

 

Publicidade

Veja também