Vacina...dose de esperança

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 27/04/2021
Horário 04:28

Vacina. A maioria das pessoas aguarda ansiosamente pela sua vez na fila da imunização contra a Covid-19. Fácil encontrar em conversas de grupos de WhatsApp, a vontade de chegar logo o momento de tomar a vacina. Muitos já tiveram esse privilégio e estão um tanto quanto mais tranquilos em relação à pandemia. Mas, jamais 100% em paz, já que boa parte da população ainda espera por sua hora na fila.
Muitas são as teorias que se ouve e se lê. Há quem diga que os brasileiros serão todos – os maiores de 18 anos – vacinados ainda neste ano. Outros já falam que isso é impossível. 
Mas, vamos de boas notícias: a região de Presidente Prudente ultrapassou as 240 mil doses dadas no fim de semana. Esse número certamente já é maior, visto que a imunização, quando tem vacina disponível – não para.
Como noticiado neste diário, o “Vacinômetro”, ferramenta digital desenvolvida pelo governo paulista em parceria com a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), consta que nos 53 municípios da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, até às 10h de sábado, 242.860 doses de vacina, entre a primeira e segunda dose, já haviam sido aplicadas nos públicos em que essa imunização foi liberada.  
É possível acompanhar o desenrolar da campanha por este site. A ferramenta, segundo o Estado, deve ser alimentada diretamente com as informações do Vacivida, plataforma digital integrada para monitorar toda a campanha de vacinação contra a Covid-19. No entanto, os números podem apresentar variação entre os registrados por algumas cidades e os apresentados no portal, já que em algumas administrações a alimentação do sistema não é feita diariamente. 
Vamos torcer para que este número aumente o mais rápido possível. Para que as pessoas tenham acesso o quanto antes as suas doses e que estas tragam esperança de dias melhores, menos doloridos, salvando vidas e poupando ainda mais famílias de tanto sofrimento.

Publicidade

Veja também