Vacinação em dia, mesmo em época de pandemia

EDITORIAL -

Data 21/08/2020
Horário 04:13

O mundo corre contra o tempo na busca por uma vacina contra o novo coronavírus. Até ontem, mais de 3,5 milhões de pessoas, somente no Brasil, já tinham sido infectadas e outras 112 mil perderam a vida para a doença, deixando pra trás sonhos interrompidos, famílias e amigos despedaçados com a partida, muitas vezes sem despedida. Porém, por mais perigosa e assustadora que seja, a Covid-19 não é a única doença a assolar o país nos últimos tempos.
O sarampo, por exemplo, em virtude das baixas coberturas vacinais, voltou a ser um problema em várias partes do mundo, inclusive em algumas cidades brasileiras, que têm registrado novos casos da doença. Em Presidente Prudente, no ano passado, foram 14 confirmações. A vacinação é segura. A campanha, inclusive, segue até 31 de agosto. Um Dia D será realizado neste sábado, das 9h às 13h, em algumas UBSs e ESF (Estratégia de Saúde da Família) da cidade. Uma estratégia do Ministério da Saúde para interromper a transmissão e eliminar a circulação do vírus no país.
Para piorar, a taxa de imunização contra a poliomielite, a popular paralisia infantil, nunca esteve tão baixa. A verdade é que, diante da pandemia do novo coronavírus, os pais estão deixando de levar os filhos aos postos de vacinação e até mesmo ao pediatra. As constatações são de uma pesquisa da SBP (Associação Brasileira de Pediatria) e da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) sobre os impactos da Covid-19, realizada com 1.525 médicos de todos os Estados e divulgada na edição de ontem de O Imparcial.
Muitas crianças não têm sido vacinadas por falta de informação das famílias e medo de contaminação pelo vírus da Covid-19. Neste caso, acabam se protegendo de uma doença, mas aumentando consideravelmente os riscos de outras. 
Manter a caderneta em dia é indispensável, mesmo em tempos como este que estamos vivendo. Algumas orientações, no entanto, merecem ser reforçadas. Para evitar deslocamentos desnecessários, busque o posto de vacinação mais próximo de sua casa. Vale até dar uma ligada antes, para saber os horários de menor movimento e evitar aglomerações. 
Não se esqueça de sair com a máscara. Evite tocar objetos e lave sempre as mãos com água e sabão ou álcool em gel, além de manter certa distância das outras pessoas. Medidas que a gente já vem adotando há alguns meses e feito muita diferença no quesito prevenção.
A prevenção contra a Covid-19 é necessária. Mas se proteger das outras doenças também...

Publicidade

Veja também