Vai treinar e não sabe qual tênis usar? Veja dicas de especialistas!

É necessário levar em consideração alguns fatores: modalidade esportiva a ser praticada, terreno, frequência de treino e tipo de pisada, entre outros aspectos

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 07/08/2022
Horário 08:30
Foto: Freepik
Especialistas relatam que principal ponto na escolha de um tênis é a modalidade esportiva a ser praticada
Especialistas relatam que principal ponto na escolha de um tênis é a modalidade esportiva a ser praticada

O avanço tecnológico da indústria de calçados esportivos viabiliza ao consumidor um leque variado de marcas, modelos, cores, materiais e preços de diversos tipos de tênis. A variedade de calçados pode acabar levando a uma seleção precipitada de um tênis, que não é o adequado à prática esportiva que a pessoa irá realizar.
Neste sentido, a reportagem de O Imparcial conversou com profissionais de educação física, que elucidaram questões a respeito da escolha do tênis ideal conforme a necessidade de quem deseja praticar uma atividade física de acordo com a modalidade esportiva. 

Para além do visual

A estética do calçado muitas vezes acaba sendo fator preponderante na escolha de um tênis, porém, para além do estilo, o empresário e educador físico, graduado pela FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), Manoel Carlos Spiguel Lima, o Manú, atenta que é necessário que a pessoa tenha consciência da modalidade esportiva a ser praticada e do calçado adequado para tal atividade. 
“A principal coisa quando você chega em uma loja é saber a modalidade que você pratica”, indica Manú. “Se for pensar neste ponto, a gente fecha um pouco o leque, lógico, levando em consideração o visual, mas, principalmente, algumas características funcionais do tênis”, avalia. 

Atividades com muitos impactos 

Leonardo Bernardes Piccioni, também graduado em Educação Física pela FCT/Unesp, indica que, caso a prática esportiva tenha muitos impactos, os tênis macios com amortecimento são os mais adequados. “Eles absorvem parte do impacto reduzindo o estresse principalmente nas articulações”, indica o profissional. 
Manú complementa que muitas vezes é necessário avaliar o peso corporal da pessoa e o nível de fortalecimento dos pés. “A gente avalia a pisada da pessoa, se o pé está fraco ou não, e o peso corporal, que é uma coisa que a pessoa tem que lembrar se ela tem mais peso, ela tem mais impacto ao solo. Então, se ela for pegar uma modalidade esportiva que tenha mais impacto, por exemplo uma corrida, ela teria que ter um calçado que absorva mais o impacto”, recomenda. 
“Porém, nem sempre o tênis que é o mais mole é o melhor, até porque se a pessoa tem um pé fraco e o tênis tiver uma base muito mole, ele [o calçado] vai sobrecarregar e a pessoa ficará com o pé muito instável”, adiciona o educador físico. Segundo Manú, tal situação pode levar a dores no joelho e no quadril em função da instabilidade do tênis nos pés da pessoa.
O educador físico aconselha que seja feita uma avaliação funcional antes da escolha do tênis. “A depender da modalidade, é interessante que a pessoa faça uma avaliação antes para saber se o pé está forte, se ela possui certo equilíbrio”, sugere Manoel. 

Na musculação

No caso de quem deseja “puxar um ferro”, por exemplo, é uma situação distinta, já que a musculação é uma modalidade sem impacto, entretanto, com certa sobrecarga de peso. Leonardo Piccioni considera que os tênis ideais para a prática desta modalidade são aqueles mais retos e com pouco amortecimento, o que acaba gerando mais estabilidade e segurança a quem pratica esta atividade física. 
Leonardo relata que para práticas em terrenos instáveis, como em chão de terra, solados com pequenos "cravos" ajudam na estabilidade, segurança e performance da pessoa na prática esportiva. 

No dia a dia

Manú destaca para quem irá selecionar o calçado para utilizar com uma frequência diária, seja no trabalho, caminhada ou corrida, deve atentar-se ao solado do tênis. “Alguns tênis que são mais moles têm só um EVA [polímero emborrachado] embaixo, não tem borracha de rodagem. Então, são tênis que desgastam mais rápido. Talvez é até um tênis confortável para a pessoa treinar na academia ou em locais fechados, mas se for andar na rua, este tênis vai gastar muito rápido”, explica o especialista. Segundo ele, caso a frequência de uso seja diária, a pessoa deve escolher um calçado que tenha uma sola de borracha“para aumentar a durabilidade do tênis”. 


 

Publicidade

Veja também