Vai viajar? Saiba como deixar a casa segura

Deixar a residência vazia por um longo período pode facilitar a ação de vândalos e, principalmente, de ladrões

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 24/12/2020
Horário 05:45
Arquivo - Apesar dos baixos índices criminais, comunidade deve ficar atenta
Arquivo - Apesar dos baixos índices criminais, comunidade deve ficar atenta

Mesmo com as orientações para evitar viagens durante as comemorações do final de ano, muitas famílias pretendem viajar e aproveitar o feriado prolongado em outras cidades. Mas, deixar a residência vazia por um longo período pode facilitar a ação de vândalos e, principalmente, de ladrões. Diante disso, é importante seguir algumas dicas a fim de garantir a segurança do imóvel.

Na região de Presidente Prudente, os índices de criminalidade apresentam constante queda. Dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) mostram que, de janeiro a outubro deste ano, os municípios totalizaram 268 roubos e 4.986 furtos. No mesmo período do ano passado houve 347 roubos e 7.259 furtos; já no ano retrasado foram catalogados 502 roubos e 7.917 furtos.

Apesar dos baixos indicadores, a comunidade deve ficar atenta quanto à segurança. De acordo com a Polícia Militar, o uso de tecnologia é uma “ferramenta positiva” e pode ser uma ótima aliada. Câmeras de monitoramento à distância, por exemplo, permitem ao morador que observe a movimentação no imóvel, o que possibilita o eventual acionamento da polícia caso alguma atitude suspeita seja identificada.

Para quem tem o costume de deixar as luzes acesas enquanto viaja, é preciso observar a dica. Isso porque, conforme a PM, pode ser o indicativo de ausência de moradores. Nesta situação, é interessante pedir para vizinhos de confiança observarem a residência e recolher jornais e revistas. Nas casas de veraneio, a orientação é evitar ficar muito tempo sem necessidade em frente à residência conversando com amigos e vizinhos.

Caso suspeite que o imóvel tenha sido alvo de criminosos, o recomendado é não entrar na residência, mas acionar imediatamente a Polícia Militar pelo telefone de emergência 190 e aguardar a chegada das equipes.

 

Perigo nas estradas

Ainda conforme a corporação, é importante que os cuidados também sejam tomados nas estradas: manter o veículo revisado para as viagens; evitar parar o automóvel em locais sem iluminação, buscando se possível postos de combustíveis, viaturas ou bases da Polícia Militar; nos locais de temporada, evitar deixar à vista objetos de valor no interior do veículo; nunca deixar a chave sobre o pneu, esta prática de turistas é conhecida pelos criminosos; ao ver uma briga, afaste-se.

 

Publicidade

Veja também