Varejo aposta nas vendas para o Dia das Mães

Para evitar aglomerações nas vésperas, orientação é para que presentes sejam comprados com antecedência

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 01/05/2021
Horário 07:25
Foto: Arquivo/Roberto Kawasaki
Orientação é para que o consumidor não deixe as compras para a última hora
Orientação é para que o consumidor não deixe as compras para a última hora

A expectativa de vendas para o Dia das Mães é positiva para o setor varejista, que, a partir deste sábado, passará a funcionar com horário ampliado no Estado de São Paulo. Em Presidente Prudente, em decorrência do feriado do Dia do Trabalhador, o comércio central não funcionará. Considerada a segunda data mais importante para o comércio, atrás das compras de Natal, o aumento do lucro não deve passar de 10% em comparação com os dias normais. 
A afirmação é de Vitalino Crellis, presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região). “É evidente que vamos cair muito no movimento, o pessoal está sem dinheiro. Mas, como é Dia das Mães, sempre acaba comprando alguma coisinha, nem que seja um presentinho mais barato”, explica. “Vamos esperar que melhore, porque sempre foi um movimento bom, e não é esse ano que vamos ficar para trás”. 
Ainda conforme o presidente, o sindicato prepara cartazes de incentivo às compras. “Ajuda também o comércio, dá uma forcinha para vender um pouco mais”, salienta. De antemão, Vitalino acrescenta que os produtos vendidos nesta época têm etiquetas “mais em conta”, o que pode refletir na procura. “A indústria não está vendendo, e teremos muita falta de mercadoria, como roupa, calçado. E esses que estão nas prateleiras serão vendidos por preços mais baratos para ajudar na reposição. Então, o comerciante vai liquidar porque ele precisa de dinheiro para pagar as contas”, expõe. 
Ricardo Anderson Ribeiro, presidente da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) também tem boas expectativas para as vendas na data, no entanto, não tanto quanto em outras épocas. “No ano passado ainda não tinha tanto conhecimento sobre a pandemia, nem mesmo das compras online, tudo isso foi aprendizado, e agora, as opções de fazer compra são maiores”, explica. “O problema é o dinheiro, pois muitos estão desempregados, recebendo o auxílio emergencial por valor menor, mas, mesmo assim, o pessoal vai comprar nem que for uma lembrancinha”. 
Conforme Ricardo, o que preocupa não somente a Acipp, mas outros representantes, é a possível aglomeração nos dias de compras, principalmente, no último dia de venda. “Que as entidades passem, através de comunicados, a alertar o consumidor para antecipar as compras, que se programem para que já na segunda-feira comece a correr atrás dos presentes”, orienta. 

Estado amplia expediente

Nesta semana, o governo do Estado de São Paulo divulgou que, a partir de hoje, os setores do comércio e serviços terão horários ampliados. De acordo com a atualização do Plano São Paulo, com o recuo gradual de indicadores de casos, internações e mortes por Covid-19, o Estado fixou horário das 6h às 20h para atendimento presencial limitado a 25% de capacidade em comércios e serviços não essenciais.
A regra vale para estabelecimentos comerciais, galerias e shoppings. O mesmo expediente poderá ser seguido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus. 

SAIBA MAIS

Comércio de Prudente não abre neste feriado

Publicidade

Veja também