VEM de Prudente realiza campanha de conscientização e combate à hanseníase

Objetivo é capacitar profissionais da saúde e desmistificar os tabus e preconceitos acerca da doença, que pode acometer pessoas de todas as idades

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 11/01/2021
Horário 17:06
Foto: Ministério da Saúde
Hanseníase tem cura, desde que receba o devido tratamento
Hanseníase tem cura, desde que receba o devido tratamento

A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) realiza durante todo o mês, em Presidente Prudente, a campanha “Janeiro Roxo” em prol da conscientização e combate à hanseníase. A iniciativa visa melhorar o controle da doença, por meio da conscientização da população sobre sua gravidade, bem como a necessidade de diagnóstico e tratamento precoces, contribuindo para a redução do preconceito acerca da doença.

De acordo com a educadora de saúde, Elaine Bertacco, a campanha tem como objetivo divulgar os sintomas para identificar possíveis casos da doença. “O nosso intuito é capacitar os profissionais da saúde e desmistificar os 'tabus' e preconceitos que ainda são muito recorrentes nos dias de hoje”, explica.

“A hanseníase é uma doença para a qual existe cura, porém, cabe aos pacientes procurarem o atendimento médico o mais cedo possível para que consigam 100% de eficácia na cura, por isso a importância da campanha”, acrescenta.

Conforme o cronograma da VEM, as ações ocorrerão gratuitamente por meio de panfletos e cartazes informativos que serão distribuídos para os profissionais de saúde das redes pública e particular que lidam diretamente com a pele, como em clínicas dermatológicas, de fisioterapia, massagem e outros serviços relacionados.

O que é a doença

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma microbactéria considerada “prima” da tuberculose. Ela é transmitida pela respiração de uma pessoa doente sem tratamento e se instala principalmente na pele e nos nervos.

No corpo, ela se manifesta como manchas brancas, rosas e vermelhas que podem se apresentar de forma mais elevada ou também como caroços vermelhos.

Essa doença pode atingir homens, mulheres e crianças de todas as idades. A hanseníase tem cura, porém, caso não tratada ou tratada tardiamente, pode causar incapacidades físicas ou deformidades nas mãos, pés ou olhos.

Publicidade

Veja também