VEM faz apelo para que moradores mantenham seus quintais limpos

Terceira morte por dengue foi registrada em Prudente na quarta-feira; casos da doença crescem no município

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 19/04/2020
Horário 15:08
Divulgação -  Zona leste concentra o maior número de casos de dengue
Divulgação - Zona leste concentra o maior número de casos de dengue

Bater na mesma tecla de que cuidados diários devem ser praticados no combate ao Aedes aegypti nunca será demais. Com a pandemia causada pelo coronavírus, cidadãos que já não entendiam a necessidade de higiene em seus quintais parecem seguir sem essa consciência. Na quarta-feira, foi noticiada a terceira morte por dengue, em Presidente Prudente. De acordo com dados fechados até o dia 16 de abril pela VEM (Vigilância Municipal de Saúde), até o momento foram contabilizadas 6.949 notificações sendo: 2.079 confirmações de dengue, além de outros 2,5 mil descartados e 2.370 exames aguardando resultados.

A pasta trabalha com o município dividido em áreas 1, 2, 3 4, 5, 6, 7 e distritos (área 101). A zona leste, que fica na área 4, é onde está o maior número de casos positivos, 482.

Segundo a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, “infelizmente percebe-se um grande descaso por parte de alguns munícipes”. Ela comenta que o momento pede isolamento social, que as pessoas fiquem em casa. Mas, é importante lembrar que o mosquito Aedes aegypti também está nos imóveis, proliferando, aumentando a infestação.

“Então, não é o momento de cada um estar preservando a sua saúde e do próximo, cuidando de seus espaços? Cada um conhece os detalhes de suas casas, sabe onde pode ser um foco. Está todo mundo preocupado com o coronavírus, mas vale lembrar que a dengue também mata. Só este ano já tivemos dois óbitos”, pontua Elaine.

Outra coisa que a supervisora diz observar é a triplicação do número de pessoas que usam suas residências como depósitos de reciclagem. Conforme ela tudo bem em reciclar, fazer isso como forma de obter uma renda, mas é preciso que tudo fique organizado de maneira correta. O que for para vender, o que for para descartar deve ser separado adequadamente.

“Estamos em abril, maio logo chega e sabemos que são meses que geralmente tem aumento da infestação. Então, está mais do que na hora de cada um fazer a sua parte. Não é possível apontarmos o problema no quintal do outro se o nosso está igual ou pior”, acentua a supervisora da VEM.

NÚMEROS

6.949

pessoas fizeram o exame de dengue em Prudente

2.079

tiveram confirmação positiva para a doença

2,5 mil

foram descartados e negativados para a dengue

2.370

exames seguem aguardando resultados das análises

DISTRIBUIÇÃO DE CASOS POR ÁREA*

Área

Região

Notificações

Casos Positivos

1

Zona sul

909

242

2

Zona oeste

988

293

3

Centro-sul

739

246

4

Zona leste

1.583

482

5

Centro-norte

735

231

6

Noroeste

609

173

7

Zona norte

1302

390

101

Distritos

84

22

Fonte: Vigilância Epidemiológica Municipal

* Dados referentes a 16 de abril

Publicidade

Veja também