A Defesa Civil de Rancharia está em alerta sobre as possíveis consequências da chuva que pode cair nos próximos dias. Isso porque desde segunda-feira, a cidade foi atingida por vendavais que causaram prejuízos a diversos moradores, e na noite de ontem não foi diferente. Conforme a Guarda Municipal, houve 35 quedas de árvores, duas ocorrências de residências atingidas pelos galhos, sendo que uma corre risco de desabamento. Houve até mesmo queda de granizo, com ventos de ultrapassaram 73 km/h, conforme o Climatempo.
De acordo com comandante da Guarda Municipal, James Cesar dos Santos Ribeiro, que também é diretor de Segurança Pública e Defesa Civil de Rancharia, o trabalho para recuperar as áreas afetadas teve início logo após os registros. “Por volta de 18h30, recebemos chamados de quedas de fios de alta tensão, destelhamento de imóveis e comércio, além da queda de uma torre de internet, que deixou cerca de 500 moradores sem o serviço”, pontua a autoridade, que disponibilizou equipes para serrar os galhos e recolher entulhos, junto ao Corpo de Bombeiros.
Sem previsão
Diante da incerteza do tempo para os próximos dias, o comandante orienta para que a população fique em alerta quando observar a mudança climática, e procure um local seguro para se abrigar da chuva, distante de árvores e redes de alta tensão. “O mais importante é que nos últimos dias não houve vítimas, e os reparos deverão ser concluídos o quanto antes”, afirma James.
De acordo com a Assessoria de Imprensa do Climatempo, ainda não há um relatório para a previsão do tempo específico para Rancharia, mas não descarta a possibilidade de chuvas de granizo na região de Presidente Prudente, com rajadas de vento de até 80 km/h.
“Uma frente fria se afasta em alto mar ao largo do litoral sul paulista, mas ainda ajuda a formar nuvens carregadas pelo Estado de São Paulo. A atmosfera está muito instável, o ar está bastante quente, úmido e abafado, e isso favorece a ocorrência de temporais”, salienta o Climatempo.