Vigilância Epidemiológica confirma segunda morte por H1N1

Criança de 6 anos, da zona oeste, foi diagnosticada com a doença em 19 de julho; três casos suspeitos foram descartados ontem 

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 22/08/2018
Horário 06:11
Arquivo - Elaine, da VEM: “População não pode alegar desconhecimento”
Arquivo - Elaine, da VEM: “População não pode alegar desconhecimento”

A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Presidente Prudente confirmou na tarde de ontem a morte de uma criança, um menino de seis anos, em decorrência da Influenza A – conhecida como gripe H1N1. De acordo com a diretora da VEM, Elaine Bertacco, a criança morava no Jardim Universitário e havia sido diagnosticada com a doença no dia 19 de julho, o que fez com que ela ficasse internada até 18 de agosto, sábado, data da morte. “Foi um caso isolado e não podemos dizer que há chances de surto da doença. Outros três casos que estavam em suspeita foram descartados hoje [ontem] com o resultado dos exames”. Este é o segundo caso de morte por H1N1 neste ano.

De acordo com a VEM, desde o início de 2018, foram notificados 11 casos de Influenza A no município, sendo que quatro deles permanecem internados. Em relação aos casos de Influenza H3, que é a sazonal, oito foram notificados neste ano. Já em relação à morte mais recente, do menino de seis anos, Elaine esclarece que o início dos sintomas ocorreu no dia 8 de julho, mas a internação da vítima ocorreu apenas no dia 13 de julho, tendo o diagnóstico confirmado seis dias depois.  “A criança estava contemplada em um dos grupos de risco da Campanha Nacional de Vacinação, mas, mesmo assim, a mãe não teria o levado para ser vacinado. É importante que, além da prevenção, todos entendam que o tratamento, para ser efetivo, deve ser iniciado em até 72 horas após o início dos sintomas, mas muitos não procuram por ajuda”, informa Elaine.

Questionada sobre os trabalhos da VEM para prevenção, a diretora do órgão esclarece que, como sempre, os profissionais da Saúde do município passam por capacitações para o melhor atendimento de frente e lembra-se das campanhas de vacinação que o município tem participado. “A população não pode alegar desconhecimento, pois estamos sempre levando informações”. Sobre os casos que estavam em suspeita até ontem, a diretora da VEM esclarece que são duas crianças, uma de três e outra de sete anos, e de um idoso de 72 anos, todos negativos para a doença.

Primeira morte

Conforme noticiado por este diário, a VEM confirmou em maio a primeira morte do ano causada pela Influenza A - H1N1. Na época, segundo a diretora do órgão, uma mulher de 22 anos era a vítima, sendo que ela morava no Brasil Novo e havia sido internada com a suspeita da doença, mas teve um quadro que evoluiu rapidamente. O óbito foi confirmado no dia 20 de maio. Na ocasião, um homem de 58 anos, residente na área central, e uma gestante de 36 anos, moradora do Jardim Estoril, também tiveram a confirmação da doença. 

SAIBA MAIS

Os sintomas do H1N1, conforme os especialistas, são parecidos com os da gripe comum, conhecida como influenza humana. Para identificá-lo, basta atentar-se aos seguintes sintomas:

- Febre;

- Tosse;

- Garganta inflamada;

- Dores no corpo;

- Calafrios;

- Diarreia e vômitos (em alguns casos).

O vírus H1N1 pode ser transmitido da mesma forma que a gripe comum, e acredita-se que o vírus se dissemine através de tosses e espirros das pessoas infectadas.

Fonte: EBC (Empresa Brasil de Comunicação)

Publicidade

Veja também