Volpe nega rompimento de contrato com a Sabesp

Caso envolve projeto de mudança da estação de tratamento de esgoto para a bacia oeste na vicinal Demetrio Antonio Zacharias

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 14/04/2017
Horário 09:53
 

O chefe do Executivo de Santo Anastácio, Roberto Volpe (PMDB), informou ontem à reportagem, por meio de sua Assessoria de Imprensa, que não pretende romper o contrato com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), no que diz respeito ao projeto de mudança da Estação de Tratamento de Esgoto na Estrada da Piscina para a bacia oeste na Estrada Vicinal Demetrio Antonio Zacharias, no sentido ao município de Mirante do Paranapanema.

Jornal O Imparcial Croqui da nova estação de tratamento de Anastácio foi apresentado durante reunião

A medida foi sugerida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Jair Montanheri Marques (PPS), em reunião ocorrida na terça-feira com o prefeito e o superintendente regional da companhia, Antero Moreira Franca, no Paço Municipal. De acordo com a Assessoria de Imprensa da casa de leis, no encontro, o representante da Sabesp expôs detalhes do andamento do projeto, a necessidade de mudanças no Plano Municipal de Saneamento e ainda problemas de ordem econômica da companhia e da empresa que procedia o estudo, que se encontra em recuperação judicial, fatores que podem comprometer a finalização do trabalho, prevista para este ano.

Por conta da possibilidade de atraso no encerramento do projeto, o vereador, que teria divulgado a renda bruta da Sabesp no município, no valor de R$ 2,9 milhões, teria sugerido ao prefeito o rompimento do contrato. "Estivemos aqui o ano passado e foi a mesma conversa. Não adianta apresentar um relatório dizendo que a empresa está com problema financeiro, que existem problemas com a empresa contratada, porque, para nós, tem que funcionar", declarou, por meio da assessoria. "Se não está dando certo, vamos todos no Ministério Público e firmar um TAC ", ainda declarou Jair.

 

Mudanças na legislação

Na reunião, o superintendente da Sabesp expôs que algumas mudanças ocorreram na legislação, portanto, existe agora a necessidade da atualização do plano municipal, a ser aprovada pela Câmara, para posterior liberação de recursos pelo governo estadual para dar prosseguimento ao novo projeto. Na ocasião, o prefeito, conforme sua assessoria, pediu agilidade no projeto de desativação da atual estação, a qual tem gerado reclamação dos moradores locais, em função do mau cheiro. Ainda no encontro, Antero apresentou aos presentes um croqui da nova estação, que afirmou à assessoria da Câmara estar em fase de pesquisa de solo.

 

Fase de elaboração

Quanto ao caso, a assessoria da Sabesp, na capital, informa que Anastácio é um município universalizado, ou seja, todo o esgoto produzido é coletado e tratado nas duas estações de tratamento (leste e oeste), "garantindo saúde e qualidade de vida à população e as boas condições dos rios locais". Ressalta que, atualmente, o projeto da reversão dos esgotos da Bacia Leste e de ampliação da ETE Oeste está em fase final de elaboração e será submetido à aprovação dos órgãos competentes. "A Sabesp reforça ainda a disposição de seguir operando em Santo Anastácio, onde possui 92% de aprovação, segundo última pesquisa submetida à Arsesp ", acrescenta.

 
Publicidade

Veja também