Volta às aulas

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 24/10/2021
Horário 05:10

Esta semana, a Divisão Municipal de Educação esteve reunida com o promotor de justiça, Marcos Akira Mizusaki, do Geduc (Grupo Especial de Educação de Prudente). O objetivo:  recomendar o retorno às aulas presenciais no âmbito municipal. Segundo o promotor, o Geduc é “favorável com a decisão do governo do estado de tornar obrigatória a frequência escolar dos alunos”. Em nota à coluna, Mizusaki recomendou ainda, “a redução do distanciamento das carteiras, tendo em vista que todos os servidores já foram vacinados com duas doses e mais de 90 % dos adolescentes já foram vacinados com uma dose”. A promotoria concedeu até o dia 25 de outubro, a tomada da decisão para o retorno às aulas. Nas escolas municipais de Pirapozinho, os pais já são orientados de que o retorno será obrigatório a partir de 3 de novembro, ainda de forma híbrida.

Visita às unidades escolares
O Geduc somente visitou unidades escolares quando provocado, segundo o promotor, mas recomendou às vigilâncias sanitárias das 28 cidades que integram o grupo, “um olhar técnico sobre as recomendações necessárias de cada escola, deixando-a um ambiente seguro para crianças e adolescentes”, disse o promotor.

Sanitização em escola em Tarabai
Esta semana, as autoridades de saúde realizaram a sanitização de prevenção ao Covid-19, na EMEI Professora Luzia da Silva, em Tarabaí. As aulas foram suspensas a partir de 20 e retornarão amanhã, 25.

Recapeamento asfáltico em Pirapozinho
Esta semana, vários bairros da cidade foram contemplados com obras de recapeamento asfáltico. Segundo o executivo municipal, o objetivo é implementar melhorias na trafegabilidade e segurança da cidade. As ruas: Penha Barbosa Castro, Dirce Dias Jorge, Paulo Sérgio Molina e Satiro Pereira Tosta estão entre as vias com obras. Ainda de acordo com o executivo, foram priorizadas vias com estado mais críticos. Porém, todas as ruas em situações deterioradas serão recapeadas. Com o fim de buracos, desnivelamentos e demais imperfeições.

Recursos dos governos de estado e federal
Ainda segundo a prefeitura de Pirapozinho, outros recursos do Governo do Estado de São Paulo e Governo Federal estão sendo buscados para garantir a recuperação de mais vias na cidade.

Um olhar para rua Miguel Omar Barreto
Não é a primeira vez que a coluna aponta a falta de asfalto na Rua Miguel Omar Barreto que é acesso para ruas do Parque Alvorada e que, poderia servir para escoar o trânsito, especialmente no horário de pico – entrada e saída - das estudantes de uma escola que fica na rua Estudante Hugo Marques de Azevedo. Durante estes horários, a via poderia ser utilizada, garantindo mais segurança aos estudantes e melhorando o trânsito. Sem contar que os moradores de ruas próximas não sofreriam tanto com lama que se forma quando chove e a poeira em dias secos.

Obras nas estradas rurais de Narandiba
As estradas rurais de Narandiba receberão manutenção nos próximos meses. O prefeito Itamar dos Santos Silva assinou o convênio com o Programa Melhor Caminho. Ao todo, serão contemplados mais de 8 quilômetros no município.

Iniciativa louvável em Sandovalina
O empresário e pecuarista, Ricardo Lerosa esteve reunido esta semana, com o prefeito Chicão Mendes, em pauta: a possibilidade de desenvolver projetos de capacitação para gerar empregos na cidade. A ideia do pecuarista é capacitar trabalhadores com apoio da prefeitura para que, posteriormente, possa selecionar trabalhadores na cidade. A iniciativa agradou o chefe do executivo e pode ajudar a gerar renda para a cidade.

Retomada de atividades para idosos em Narandiba
Os 70 idosos que fazem parte do Projeto Narandiba na Ativa retomaram as atividades presenciais, no último sábado, dia 16. O avanço da vacinação possibilitou a retomada. A iniciativa do projeto é uma parceria da Coordenadoria de Esportes e Lazer e também de Saúde.

Publicidade

Veja também