Ex-secretário de Venceslau é preso em investigação

José Antônio Rachopi da Silva, é acusado por lavagem, fraude em licitação, falsidade ideológica e crime de responsabilidade

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 20/03/2019
Horário 16:42

A Polícia Civil prendeu preventivamente o ex-secretário de Planejamento de Presidente Venceslau, José Antônio Rachopi da Silva, 34 anos. Ele foi detido ontem, em Pauliceia, e é acusado por crime de responsabilidade, lavagem de dinheiro, fraude em licitação e falsidade ideológica. Segundo a investigação, José Antônio é apontado como “sócio oculto” de uma empresa que, em 2011, havia sido contratada pela Prefeitura de Marabá Paulista para prestar serviços.

Conforme a polícia, a investigação começou quando a firma participou da dispensa de licitação em Marabá, ocasião em que foram apontadas supostas irregularidades na ação, pelas quais José Antônio é acusado. Segundo apurado pela reportagem, o acusado estava morando em Pauliceia há uma semana, onde foi preso e conduzido à Cadeia de Presidente Venceslau, para posterior envio ao CDP (Centro de Detenção Provisório) de Caiuá. 

Sentença condenatória

A sentença judicial foi assinada na terça-feira pelo juiz Gabriel Medeiros, do Fórum da Justiça em Venceslau. De acordo com o documento, José Antônio Rachopi da Silva é condenado a 13 anos e três meses de reclusão e o pagamento de 22 dias-multa. “O regime de cumprimento de pena privativa de liberdade deverá ser o fechado, em razão da quantidade de pena aplicada e da presença de circunstâncias judiciais desfavoráveis”, pontua o magistrado.

A decisão tramita em primeira instância, e cabe recurso. A reportagem entrou em contato com o escritório de Roberlei Cândido de Araújo, que atua na defesa do réu, e foi informada de que o advogado entrará com habeas corpus na Justiça para tentar reverter a prisão.

Publicidade

Veja também