Índices de criminalidade caem em maio na região

Em comparação com os meses de maio dos últimos 18 anos, em 2019 os índices de roubos e furtos se destacaram devido os baixos números catalogados pelo Deinter-8

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 26/06/2019
Horário 04:23

A região de Presidente Prudente tem se destacado a nível estadual quando o assunto é a garantia da segurança pública. Dados divulgados ontem pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) mostram que no mês de maio deste ano, nos municípios da área de abrangência do Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), ocorreram 44 roubos em geral, número abaixo do mesmo período do ano passado, quando houve 49 registros (-10,2%). Em relação aos furtos, houve queda de 926 para 765 (-17,4%). Em comparação com os meses de maio dos últimos 18 anos, em 2019 os índices foram os menores da série histórica.

Entre os fatores que têm influenciado nos resultados está o trabalho integrado entre as polícias Civil e Militar, segundo aponta o Deinter. “A divulgação dos índices realmente impressiona pela queda expressiva. [A integração] tem proporcionado o atingimento das metas e ainda suas reduções”, salienta. Em específico à Polícia Civil, o departamento afirma que os números resultam pelo crescimento das operações policiais que têm utilizado cada vez mais os recursos de inteligência, o que resulta em prisões e desmantelamento de organizações criminosas.

Enfatiza ainda sobre o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar, que com a criação do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), permite um “grande auxílio” no policiamento preventivo, reduzindo a incidência de crimes. “Em 2018 foram presas 3.754 pessoas em flagrante delito e 4.310 por cumprimento de mandados de prisão. Esses números perfazem um índice de 725,47 prisões por 100 mil habitantes, muito superior à média do Estado de São Paulo, que no mesmo ano foi de 472,69 por 100 mil habitantes”, afirma o Deinter.

Outros números

Nos dados divulgados pela SSP, observa-se que a região não registrou casos de roubo a banco em maio deste ano, assim como no mês do ano anterior. Os roubos de veículos permaneceram estáveis, com cinco ocorrências no mês. Já os furtos de veículo caíram. Houve 18 ocorrências a menos, passando de 56 para 38 (-32,1%). Este foi o menor número desde 2004. Os latrocínios e as extorsões mediante sequestro permaneceram zerados no mês, assim como em maio de 2019.

Publicidade

Veja também