18.822 eleitores estão impossibilitados de votar neste domingo

Número faz parte dos títulos cancelados pelo TSE, pela falta de cadastramento biométrico; regularização inicia a partir de novembro

Eleições - THIAGO MORELLO

Data 06/10/2018
Horário 04:00
Arquivo - Prazo para a regularização da biometria encerrou no dia 9 de maio
Arquivo - Prazo para a regularização da biometria encerrou no dia 9 de maio

Na região de Presidente Prudente, 18.822 eleitores não irão às urnas para escolher os candidatos aos cargos pleiteados. Isso porque o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cancelou os títulos de eleitores daqueles que não compareceram às zonas eleitorais para realizar o cadastramento biométrico. Em nível nacional, foram pouco mais de 3,4 milhões de documentos impugnados, a partir da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de permanecer com a ação.

É válido lembrar que, ao longo do processo, os cartórios eleitorais realizaram uma série de plantões para promover o atendimento ao público, até mesmo nos locais em que ainda não há a obrigatoriedade, como em Presidente Prudente. Como noticiado por este diário, o primeiro prazo venceu no dia 27 de março, período em que houve a revisão e, posteriormente, a abertura de um novo período para a regularização, encerrado no dia 9 de maio.

De lá para cá, todos os que não fizeram o cadastro biométrico ficaram passíveis do cancelamento. E na região, foram 13 municípios com a obrigatoriedade, como, por exemplo, Regente Feijó (veja tabela). Na ZE (zona eleitoral) do município, foram 3.620 documentos anulados. O número trata-se da soma com as cidades de Caiabu e Taciba.

Em um outro cenário de obrigatoriedade, está a zona eleitoral de Mirante do Paranapanema. Por lá, com 2.515 títulos cancelados, a auxiliar de cartório, Zélia Ferreira dos Santos, explica que houve o efetivo com carro de som, rádio, chamadas, enfim, todo o tipo de publicidade que promovesse a busca do eleitor. “É um município pequeno, então, as informações chegaram a todos. Quem deixou para a última hora, infelizmente, não poderá recorrer antes das eleições”, lamenta.

O mesmo cenário foi realizado em Junqueirópolis, de acordo com o cartório eleitoral da cidade. O que ainda é explicado pela ZE, são as migrações que muitas vezes ocorrem, de pessoas que acabam se mudando para outras cidades e deixando alguns procedimentos de lado, como as questões dos títulos de eleitor. “Mas é bom deixar claro que tudo foi feito, até anúncio em missa. Todos sabiam da necessidade e acreditamos que a propaganda realizada em redes sociais e demais veículos de comunicação também deixou claro a obrigação da biometria”, destaca.

Regularização

A partir de agora, quem está incluso na situação deve aguardar todo o processo eleitoral de 2018 ser finalizado, para assim poder ir em busca da regularização do título. Para ser mais exato, o início da solicitação ocorre a partir do dia 5 de novembro. O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo) lembra que outras situações também podem culminar no cancelamento do documento, como aqueles eleitores que não votaram ou justificaram por três eleições consecutivas.

SERVIÇO

Para conferir a situação eleitoral, basta acessar o site do TSE: www.tse.jus.br/servicos. A consulta pode ser feita tanto pelo nome quanto pelo número do Título de Eleitor.

MUNICÍPIOS COM A OBRIGATORIEDADE DA BIOMETRIA

Município

Quantidade de títulos cancelados

Caiabu

348

Indiana

688

Inúbia Paulista

338

Junqueirópolis

1.925

Lucélia

2.679

Martinópolis

3.141

Mirante do Paranapanema

2.515

Piquerobi

439

Pracinha

213

Regente Feijó

2.555

Ribeirão dos Índios

259

Santo Anastácio

3.005

Taciba

717

TOTAL

18.822

Fonte: TRE-SP

Publicidade

Veja também