A 3 meses do fim do prazo, biometria atinge 66,8% dos eleitores

Segundo TRE-SP, 57,5 mil cidadãos, de um total de 173 mil, ainda não realizaram o procedimento; Câmara Municipal disponibiliza atendimento à população sem necessidade de agendamento

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 17/09/2019
Horário 04:00
José Reis - Cartórios eleitorais de Prudente realizam cadastramento biométrico até dia 19 de dezembro
José Reis - Cartórios eleitorais de Prudente realizam cadastramento biométrico até dia 19 de dezembro

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O procedimento é feito no ato do atendimento em cartório ou em posto da Justiça Eleitoral e envolve a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro. Mas este procedimento não está sendo realizado com total adesão em Presidente Prudente, visto que, até o momento, 66,8% do eleitorado cumpriu com a obrigação. Segundo dados do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo), até o fechamento desta matéria, no dia 12 de setembro, nos dois cartórios eleitorais (101ª e 402ª zonas eleitorais), 57.562 eleitores, de um total de 173 mil, ainda não haviam realizado o cadastro biométrico, ou 33,2%. Um fator preocupante diante do prazo final que se encerra no dia 19 de dezembro deste ano – tempo curto para atender os eleitores faltantes.

Na semana passada, os chefes das zonas eleitorais da cidade se reuniram na Câmara Municipal para pedir apoio. No encontro, segundo o Departamento de Comunicação da 17ª Legislatura, os parlamentares deram ideias de ações junto à comunidade, bem como colocaram os meios de comunicação da casa à disposição. Após aprovação do TRE-SP, desde ontem a população de Prudente pode realizar seu cadastramento biométrico no Prédio Doutor Pedro Furquim, sede do Legislativo, no centro da cidade.

Segundo a chefe da 402ª Zona Eleitoral, Letícia Marocatti de Castilho, os números são preocupantes, pois os cartórios prudentinos podem não suprir a capacidade de atendimento, mas espera que aumentando o número de locais de atendimentos, as unidades possam chegar mais próximo da meta. “No primeiro dia de atendimento, até às 14h, a unidade instalada na Câmara efetuou 40 atendimentos biométricos. Este é um número considerado alto, pois, no local, contamos com apenas um guichê, mas está prevista mais uma instalação para a próxima semana. Porém, tudo vai depender da conscientização do eleitorado”, destaca.

Eleitorado prudentino

Em uma avaliação do número de eleitores pendentes, Letícia diz que se contabilizar em dias úteis, restam apenas poucos dias para o atendimento. “Na nossa zona eleitoral temos 10 guichês de atendimentos que, em sua maioria, ficam vazios durante o dia. Então, quando o prazo final se aproximar, esses 10 guichês não serão suficientes para dar conta de quem não fez a biometria. Logo, terá muita fila”. Segundo ela, mesmo o TRE-SP provendo mutirões uma vez por mês aos sábados, no intuito de facilitar o comparecimento dos cidadãos que não têm disponibilidade no horário normal do expediente dos cartórios eleitorais, ainda há uma baixa adesão para suprir a quantidade de eleitores pendentes.

Serviço

Na Câmara, o atendimento segue diariamente, de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 17h, sem a necessidade de agendamento prévio. Para realizar o cadastramento biométrico, o cidadão deve portar documento original e oficial com foto, além de um comprovante de endereço válido. Antes de ir ao cartório eleitoral, o eleitor precisa realizar o agendamento, que deve ser feito pelo site do TRE-SP: www.tre-sp.ju.br.

NÚMEROS

Número de eleitores ausentes chega a 57,5 mil

31.572

eleitores ausentes na 402ª Zona Eleitoral

25.990

eleitores ausentes na 101ª Zona Eleitoral

Fonte: TRE-SP

Publicidade

Veja também