ALTERNATIVA BEM CRIATIVA

REGIÃO - JOSÉ VICENTE

Data 20/05/2020
Horário 03:05

A partir de hoje começa na capital paulista o feriadão prolongado. A Câmara Municipal de São Paulo autorizou o Executivo paulistano a antecipar os feriados de Corpus Christi e Dia da Consciência Negra, para hoje e amanhã. Com certeza objetivando esticar até domingo e assim segurar a população em casa, aumentando o isolamento social.

SER VELHO NO BRASIL

Ser velho ou idoso no Brasil é complicado. Nem é preciso enumerar os problemas que os mais de 60 anos enfrentam em todos os aspectos e setores de nossa sociedade. Enquanto em alguns países os idosos ganham sua aposentadoria e passam a viver o paraíso tão aguardado, sem falar que são respeitados, e considerados por sua sabedoria, aqui, passam a ser vistos como defasados, superados e até caducos. Vilipendiados até pelos familiares, os idosos não recebem um olhar de reconhecimento pelo que já fizeram, por sua sensibilidade e grande capacidade de enxergar os problemas. Sua experiência de vida, quase sempre é vista como indício de debilidade mental, ou por estar ultrapassado, e assim nunca é levado a sério. Infelizmente, essa é uma verdade nua e crua.

​FALECIDA, MAS ESTÁ VIVA

Nesta semana ficamos estarrecidos com o que nosso sistema pode apresentar, com erros inacreditáveis. Mas está acontecendo com uma senhora de Indiana, de 67 anos de idade, que tentou receber o auxílio emergencial, mas depois daquele período em análise, veio a resposta de que ela não pode ser beneficiada, porque consta como FALECIDA. Porém, ela está bem viva, e a conhecemos desde criança, pertence a uma família de trabalhadores. Terá que provar que está viva, mas o sistema é impiedoso, e mesmo ela apresentando toda sua documentação, incluindo o CPF, a resposta é de que é falecida.

APOSENTADOS ESQUECIDOS

Alguns aposentados pela Prefeitura de Indiana aguardam há anos para receber seus direitos trabalhistas. Vamos nos concentrar em apenas um deles, que trabalhou durante 25 anos, exercendo várias atividades, e juntou esse tempo de serviço a outros, de empresas privadas, completando assim 35 anos de contribuição. Hoje com 69 anos, está aposentado há exatamente 10 anos, Desde 2010, ele luta e aguarda para receber seus direitos trabalhistas, pois trabalhou pelo regime celetista. Entre vários itens, estão FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) não recolhido, multa de 40%, e por aí afora, direitos que todo trabalhador tem, de acordo com a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho). Pela sua idade, seria mais que justo receber esses direitos, para que pudesse gozar pelo menos por um bom tempo, pelos serviços prestados à municipalidade de Indiana.

​MARTINÓPOLIS - COVID-19

Os dados chegados através da Secretaria de Comunicação de Martinópolis sobre a Covid-19 mostram um aumento de casos, além de um óbito registrado. São 35 casos notificados, com seis positivos e um óbito. Negativos são 26 e três ainda aguardando resultados de exames.

​REGENTE FEIJÓ

O último boletim sobre a dengue apresenta o seguinte: 597 casos notificados, com 320 confirmados e um óbito. Foram descartados 277. Quanto ao coronavírus, o último boletim informa que houve 21 notificações, e oito casos foram confirmados, 11 descartados e aguardando resultados são duas pessoas.  A boa notícia é que quatro pacientes acometidos pela doença foram curados e não foi registrado nenhum óbito. As informações nos foram enviadas pela enfermeira Fabiana Morcelli, da Vigilância Epidemiológica, de Regente Feijó.

INDIANA - COVID-19

De acordo com o boletim epidemiológico, já foram registrados 32 casos, e oito confirmados. Foram descartados 24 e felizmente nenhum óbito foi registrado em Indiana, segundo a Vigilância Epidemiológica. Três pacientes estão em isolamento domiciliar e o conselho da Vigilância é para que as pessoas fiquem em casa. O comércio de Indiana está parcialmente fechado, mas a maioria das pessoas está bem conscientizada. Notamos que muitos vêm acompanhando a divulgação da imprensa e levando a sério as orientações, o que é muito importante.

​HISTÓRIAS DA FADINHA

Li com muita alegria a matéria feita pelo companheiro Homéro Ferreira sobre o radialista Flávio Araújo, grande narrador da Rádio Bandeirantes, que aliás era a minha emissora preferida, principalmente quando se tratava de futebol. Flaávio Araújo era um craque na radiofonia esportiva, e acompanhei também pelo rádio de pilha sua narração da luta entre Éder Jofre e o japonês Harada. Mas fiquei imensamente feliz também ao destaque da esposa Ivete Pinheiro, que apresentava na então ZYR 84, diariamente às 17h30 o programa Histórias da Fadinha, o qual acompanhei muito em minha infância. Aliás, a radio ficou conhecida como a Emissora da Fadinha, justamente pelo programa que se tornou inesquecível.

Publicidade

Veja também