Bolos de Frutas para o lanche das crianças

Delícias & Delícias

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 05/09/2018
Horário 07:00
Cedida
Cedida

Nutritivos, saborosos, feitos em casa com ingredientes frescos são os bolos de frutas que as crianças podem levar para o lanche na escola.

 Prepare um bolo saboroso que deixará a casa toda com aroma delicioso!

Bolo de Laranja

Ingredientes: 1 laranja pera inteira, 3 ovos, ¾ xícara (chá) de óleo,  2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 ½  xícaras (chá) de açúcar, 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Preparo: Lavar e secar a laranja, cortando-a em pedaços pequenos, retirando as sementes. Bater no liquidificador com os ovos e o óleo.  Misturar numa tigela o açúcar, a farinha e o fermento em pó. Despejar a mistura do liquidificador e mexer bem com uma espátula. Assar em forma de anel (média) por 25 a 30 minutos. Forno médio. Quando desenformar, polvilhar com açúcar de confeiteiro e decorar com meias fatias de laranja.

Bolo de Banana

Ingredientes: 4 bananas nanica, 4 ovos,  ¾ xícara (chá) de óleo, 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo, 2 xícaras (chá) de farinha de rosca, 1 colher (sopa) de fermento em pó, açúcar de confeiteiro e canela.

Preparo: Bata no liquidificador os ovos, as bananas e o óleo. Despeje essa mistura sobre o açúcar e a farinha de rosca. Junte o fermento. Mexa bem e leve ao forno em forma de anel por 35 minutos. Desenforme quando morno e polvilhe com açúcar e canela.

Parece leite...mas não é

Bebidas ou extratos vegetais não podem ser chamados de leite porque, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), essa denominação é exclusiva do alimento extraído dos animais.

Há versões feitas de soja, arroz, aveia, amêndoas, quinua que trazem vários benefícios à saúde.

Os extratos vegetais oferecem boas doses de vitaminas, minerais e fibras. E consumir não tem segredo, pois pode ser tomado puro, com achocolatado, café e frutas.

É bom deixar claro que o leite de vaca não é o vilão. Afinal, possui proteína de boa qualidade e alto teor de cálcio.

Se você não tem problemas de digestão com o leite e pretende fazer um rodízio dele com as bebidas vegetais está indo por um caminho super indicado pela nutrição atual: diversificar a alimentação para não ter monotonia de sabor nem de nutrientes.

Bebida de Aveia

A aveia é um cereal importante na alimentação dos diabéticos, pois contém fibras solúveis, que auxiliam no controle da glicemia. Protege o coração e a circulação contra a aterosclerose. É rica em cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e por conter fibras, facilita o fluxo intestinal. Possui tanto as do tipo insolúvel, que evitam prisão de ventre, como as solúveis, que reduzem a absorção de açúcar e gordura.

Leite de Aveia

Duas opções de receitas:

1 – Hidratar em 1 litro de água filtrada e morna 1 xícara (chá) de farelo de aveia e ¼ xícara de aveia em flocos. Bater no liquidificador depois de uma hora. Coar e está pronto para usar. Guardar na geladeira por no máximo 3 dias.

2 – Hidrate 1 copo de aveia em flocos e 2 copos de água por uma noite. Deixe na geladeira. Na manhã seguinte, bata com mais três copos de água. Coe e obtenha 1 litro de leite. Máximo de três dias na geladeira.

nutrição

Dicas Nutricionais

•             Sal light: O sal comum de cozinha tem 99% de cloreto de sódio, o light tem 50% dessa substância e 50% de cloreto de potássio. Significa que ele tem menos sódio e, por isso, faz o organismo reter menos líquido. Mas fique atenta: o gosto do sal light é mais suave e, por isso, a tendência é usá-lo em maior quantidade, neutralizando os benefícios. O sal mais saudável de todos é o marinho integral (não confunda com o sal grosso que é refinado).

•             Assim como o nosso organismo, a mente precisa de energia para funcionar bem. Os melhores combustíveis são os alimentos integrais (pães, massas, arroz e cereais), que, por terem baixo índice glicêmico, liberam a glicose lentamente na corrente sanguinea, mantendo o raciocínio afiado o dia todo.

•             Polvilhe com canela em pó a melancia. A especiaria segura o índice glicêmico da fruta – ou seja, diminui a velocidade com que o açúcar que ela carrega vá parar na corrente sanguínea.

•             Brócolis: contém fontes importantes de sulforafano – substância com efeitos antioxidante e anti-inflamatório que ajudam a eliminar os poluentes químicos do organismo. O alho, a cebola, a castanha-do-Pará e a casca de uva também carregam sulforafano. Mas, para preservar essa substância detox, eles devem ser consumidos crus ou cozidos rapidamente no vapor.

•             O ômega-3 retarda o envelhecimento do cérebro e previne doenças. Sardinha, salmão, linhaça, ovo e oleaginosas são boas fontes desse ácido graxo.

 

Publicidade

Veja também