Caratecas competem no Interestadual, em Paulicéia

Conforme o técnico da Semepp, Xandão, torneio servirá de base para disputa das crianças e adolescentes em outros campeonatos, como Circuito Paulista, por exemplo

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 17/03/2019
Horário 04:00
Foto: Cedida Xandão / Em começo de temporada, garotada está treinando puxado durante toda a semana
Foto: Cedida Xandão / Em começo de temporada, garotada está treinando puxado durante toda a semana

A equipe de caratê de Presidente Prudente, a Semepp/SAS/Projeto Aquarela, disputa às 8h30 deste domingo, o Torneio Interestadual de Karatê, no Ginásio Municipal de Esportes, em Paulicéia.  Os 40 caratecas da equipe compõem os núcleos da Secretaria Municipal de Esportes: da Praça da Juventude e Longevidade “Francisco Vinha”, no Ana Jacinta, Projeto Aquarela e Parque de Uso Múltiplo.

Conforme o técnico da Semepp, Alexandre Arantes Vieira Serra, o Xandão, a expectativa é que esta participação sirva como torneio preparatório para outros campeonatos, pela pasta de esportes, que ele tem em vista, como a etapa do Paulista em 6 de abril, em Dracena, que servirá de base para as crianças e adolescentes como primeiro campeonato,  antes do o Circuito Paulista -com várias etapas com a final em São Bernardo do Campo.

“Esse torneio servirá como experiência para que eles comecem aprimorar suas técnicas, saibam controlar a ansiedade antes de entrar num campeonato, sem uma prévia. E será importante também para os atletas que participarão da Seletiva Nacional, dia 30 de março em Brasília, para garantir vaga para o Sulamericano”, expõe Xandão.

O técnico cita os nomes dos atletas que passarão pela seletiva. São eles: Matheus Donato, na categoria 16/17 anos (até 68 quilos); na categoria 14/15 anos (menos de 59 kg), Amanda Monteiro e Maria Clara, Lara Flávia (menos de 47 quilos), Ana Júlia Caldeiras (menos 54 kg) e Guilherme Oliveira (sub 14 – menos de 55 kg) – campeonato de luta chamado de kumitê.

Os mesmos 40 atletas que participam hoje do torneio em Paulicéia disputarão o Paulista divididos nas categorias iniciante e graduados, desde sub 9 até o máster.

“Os treinos estão bastante puxados porque estamos em começo de temporada. Os realizamos no PUM [Parque de Uso Múltiplo] de segunda a sexta-feira e aos sábados, às 20h. A opção por uma forma de preparação mais intensificada é para eles estarem lutando bem, inclusive com outros atletas da região. Como já mencionei, Paulicéia vai ajudar em todo o preparativo para futuras competições”, acentua o técnico.

A equipe de karatê tem é mantido pelo Governo de Presidente Prudente, por meio das  secretarias municipais de Esporte e Assistência Social.

Publicidade

Veja também