Cultura promove lives teatrais com grupos prudentinos

Programa deve contratar cerca de 10 espetáculos da cidade; além de ajudar a classe artística, ação visa oferecer uma ampla programação ao público de casa

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 30/04/2020
Horário 07:04
Cedida - Apresentações serão realizadas no Teatro Paulo Roberto Lisboa
Cedida - Apresentações serão realizadas no Teatro Paulo Roberto Lisboa

O governo de Presidente Prudente, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), lança o programa Mostra de Teatro para Ambientes Virtuais. O objetivo principal é contribuir de forma efetiva com os trabalhadores do segmento teatral da cidade neste período de isolamento social e também ofertar para o público em casa, uma ampla programação produzida por profissionais prudentinos.

A Secretaria Municipal de Cultura lançou no início do mês de abril, a Mostra de Artes para Ambientes Virtuais, que contribuiu com 14 atividades culturais da cidade, nas linguagens de dança, teatro, música, literatura e artes visuais.

Neste novo programa, a secretaria irá contratar grupos teatrais que irão realizar lives no Teatro Paulo Roberto Lisboa, do Centro Cultural Matarazzo. Conforme o secretário da pasta, Paulo Silvio da Costa Sanches, todos estão passando por um momento difícil, e a classe artística também está sendo prejudicada, com a falta de eventos e atividades culturais. “Enviamos um ofício para a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, em busca de informações e solicitando apoio e recursos financeiros para a cultural local. Queríamos sim, contribuir com 100% dos artistas da nossa cidade, mas o poder público tem suas limitações”, declara.

A Secult vem criando algumas ações tentando amenizar os impactos negativos, causados pela pandemia do novo coronavírus. Além da Mostra de Artes para Ambientes Virtuais, a pasta está disponibilizando durante este mês, de forma gratuita, o Espaço Laje do Centro Cultural Matarazzo, além de todos os equipamentos, para os artistas realizarem suas lives.

“A PASTA JÁ ESTA PLANEJANDO NOVOS PROGRAMAS, QUE IRÃO INCENTIVAR TAMBÉM, OUTRAS LINGUAGENS CULTURAIS”

Paulo Silvio da Costa Sanches

Agora, com a Mostra de Teatro para Ambientes Virtuais, pretendem contratar cerca de dez espetáculos teatrais de Prudente. “Ou seja, praticamente todos”, comenta  Sanches. O secretário acrescenta ainda, “que a pasta já esta planejando novos programas, que irão incentivar também, outras linguagens culturais”.

QUEM PODE

PARTICIPAR?

Podem participar grupos teatrais sediados em Prudente, com no mínimo dois anos de existência, associados ao GTOPP (Grupos Teatrais Organizados de Presidente Prudente) e à Federação Prudentina de Teatro.

Os grupos poderão propor somente um espetáculo para uma sessão. A peça inscrita não poderá ser inédita, sendo necessário o envio do comprovante de estreia. Não poderão se inscrever espetáculos já contemplados na Mostra de Artes para Ambientes Virtuais.

COMO DEVEM

SE INSCREVER

O grupo ou proponente deverá estar cadastrado no sistema de fornecedores da Prefeitura de Prudente. Deverão ser enviadas no e-mail: difusao@culturapp.com.br as seguintes informações: comprovantes de estreia do espetáculo; currículo do grupo; sinopse do espetáculo; três fotografias em alta resolução, em arquivos formato jpg, com resolução maior que 300dpi, com crédito e autorização do fotógrafo para divulgação; e autorização de menores, se houver no elenco.

Box 

Apresentações
A agenda para as apresentações será definida pela Secretaria Municipal de Cultura, de acordo com a disponibilidade dos grupos. Cada companhia selecionada receberá R$ 1.500 pela apresentação. A transmissão será ao vivo, através das redes sociais da Secult e do canal do YouTube Cultura Prudente. 

 

 

Publicidade

Veja também