Damião e Cia de Teatro traz espetáculo de rua para Nove de Julho

Encenação de “As Presepadas de Damião”, feita para o povo, ocorre amanhã, 10h, no teatro de arena da praça

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 13/06/2018
Horário 19:00
Divulgação - Grupo propõe novos expedientes poéticos que intensificam a participação direta com os mais variados públicos
Divulgação - Grupo propõe novos expedientes poéticos que intensificam a participação direta com os mais variados públicos

Dando sequência a uma série de 15 apresentações por todas as regiões do Estado, a Damião e Cia de Teatro presenteia o público de Presidente Prudente, amanhã, com o espetáculo “As Presepadas de Damião – de como fez fortuna, venceu o diabo e enganou a morte com as graças de Jesus Cristo”. A encenação, repleta de manifestações populares, é gratuita, indicada para maiores de 12 anos e ocorre às 10h, no teatro de arena da Praça Nove de Julho.

Rafael D’Alessandro, um dos atores do grupo, enfatiza que com o teatro de rua, a Damião e Cia de Teatro - que completa cinco anos de fundação - propõe novos expedientes poéticos que intensificam a participação direta com os mais variados públicos.

Contemplado com o ProAC/2017 (Programa de Ação Cultural), o espetáculo narra a saga do herói errante Damião, um homem pobre, amigo da vadiagem, esperto e generoso, que viu sua vida e de toda a humanidade transformada após a visita de dois misteriosos viajantes. Esta comédia farsesca é baseada no conto de origem medieval conhecido como “O Ferreiro e a Morte”, sendo esta fábula também encontrada em outros diversos registros literários de variadas culturas – passando dos contos clássicos dos Irmãos Grimm aos tradicionais cordéis brasileiros.

Na adaptação realizada pela Damião e Cia, algumas matrizes de expressões regionais da cultura popular brasileira foram escolhidas para a concretização de um espetáculo também popular, ou seja, feito para o povo. Assim sendo, a Folia de Reis, do interior de São Paulo e Minas Gerais; o Maracatu Nação, de Recife; e o Cavalo-Marinho, da Zona da Mata, Norte de Pernambuco, serviram como inspiração para a criação de todos os elementos constituintes do espetáculo, influenciando não só a dramaturgia, como também a criação dos personagens, piadas, coreografias e músicas.

Prudente é a sétima cidade paulista a receber o espetáculo. A circulação, que começou por Araraquara, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, chegou ontem a Birigui, em uma segunda etapa. As próximas cidades a receberem a peça, após Prudente, são Bauru, Marília e Campinas. No terceiro destino, conforme adianta Rafael, o grupo passará por Sorocaba, Itapetininga, Itapeva, Santos e São José dos Campos.

 

FICHA TÉCNICA

 

“As Presepadas de Damião”

Gênero: Comédia

Classificação etária: 12 anos

Direção: Mario Santana

Elenco: Bruna Recchia, Lara Prado, Lucas Marcondes, Fernanda Jannuzzelli, Rafael D’Alessandro e Rodrigo Nasser

Figurinos: Antônio Apolinário

Músicas, cenário e dramaturgia: Damião e Cia

Preparação corporal: Fernanda Jannuzzelli

 

 

Publicidade

Veja também