Entidades comemoram 10 anos de fundação com sarau

VARIEDADES - ALINE MARTINS

Data 08/12/2017
Horário 12:26

Hoje, as co-irmãs APE (Associação Prudentina de Escritores) e a AVL (Academia Venceslauense de Letras) se encontram para celebrar os 10 anos de cada uma, com a participação de acadêmicos e associados que, juntos, realizam o 1º Sarau em Presidente Venceslau, cujo tema é “Renascendo”. Será hoje, na sede da entidade, às 20h, localizada na Avenida Carlos Platzeck, 597, Jardim Coroados. A entrada é franca.

“Que a nossa voz não se silencie quando a melancolia se aproximar dos nossos dias. Que a força divina nos inspire a seguir, a renascer em busca da felicidade eterna. Que nada nos faça desistir. Que todos possam encerrar seus diversos ciclos da vida e recomeçar a cada dia, a cada fim de ano, a cada amor perdido, a cada amizade desfeita, a cada dor que nos dilacera. Renascer é ter a capacidade de se superar, ganhar forças para ir além de si mesmo e encontrar um novo caminho, uma nova resposta, novas metas e sonhar outra vez, cada um a seu modo e no seu tempo: um tempo diferente, mas comum a todos nós. Que tal renascermos com nossos versos, nossos talentos, nossa arte?”, comenta o presidente da APE, Carlos Francisco Freixo. Ele complementa afirmando que “assim preparamos para um encontro especial da Academia Venceslauense de Letras e a Associação Prudentina de Escritores, na forma mais especial de acreditarmos na vida, com arte compartilhada”.

 

AVL

Aldora Maia Veríssimo é a recém-empossada presidente da AVL. Criada em 27 de outubro de 2007 e implantada em 2008, a  AVL  tem como patrono o poeta, jornalista e acadêmico Hélio Serejo (de saudosa memória). Surgiu por iniciativa do ex-prefeito, ex-deputado e ex-secretário de Estado, Inocêncio Erbella e conta atualmente com 35 cadeiras que foram ocupadas por importantes personalidades envolvidas nos diversos seguimentos de cultura, literatura, jornalismo, música, teatro e afins.

 

APE

A APE foi fundada em 27 de novembro de 2007. A ideia de se constituir como uma associação surgiu da vontade coletiva de escritores, poetas, compositores e alguns artistas agregados. Tinham em comum o interesse de fortalecerem-se e se colocarem como um grupo constituído de modo legal e operar para a realização de uma política de cultura que abrangesse além da leitura e a literatura, outras linguagens artísticas.

 

Sarau Solidário - APE

O Sarau Solidário é um encontro que tem por base a literatura, e agrega, também, a música, a dança, as artes plásticas, o artesanato, a fotografia e o teatro, integrando os vários tipos de arte e promovendo essa relação dialógica tão comum e necessária nas artes. Aberto a toda família, tem como foco principal contemplar, dinamizar e divulgar o trabalho dos artistas prudentinos. Atuando como formadores de público, impulsionando e mapeando os bens culturais de artistas locais. 

Realização da APE em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura que cede o espaço para o acontecimento do evento, ocorre sempre no terceiro sábado de cada mês às 19h30, no Centro Cultural Matarazzo. Ativo desde o ano de 2007 e mantendo uma agenda ininterrupta, nesse ano, contempla 10 (dez) anos de sua ação e alcança em 2017, ano de centenário da emancipação política da cidade a realização de 100 (cem) saraus.

 

ACADEMIA VENCESLAUENSE DE LETRAS – AVL

Presidente: Aldora Maia Veríssimo

1º vice-presidente: Tácito Cortes de Carvalho e Silva

2º vice-presidente: Roosevelt Roque dos Santos

1ª secretária: Hélia Jorge Assad

2ª secretária: Nicolly Bueno

1º tesoureiro: Aparecido de Melo

2º tesoureiro: Edgard Franco Rodrigues da Mota

Bibliotecária: Ada Roque

 

 

ASSOCIAÇÃO PRUDENTINA DE ESCRITORES-APE

Presidente: Carlos Francisco Freixo dos Santos

Vice-presidente: Célia Marli Raimundo

Secretária: Telma Aparecida Mendes Alves

Diretora financeira: Eliane Vani Ortega

Diretor de relações públicas: Celso Aguiar da Costa Júnior

Diretora patrimonial: Aparecida Soares Correia

Diretora de eventos: Ively Retali de Melo Santos

Diretor de comunicação: Altino Oliveira Correia

Publicidade

Veja também