Funap presta 35.741 atendimentos sociais a detentos da região

Números referem-se aos projetos desenvolvidos pela fundação em 2019; ainda foram 77.962 empréstimos de livros nas salas de leitura

REGIÃO - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 09/02/2020
Horário 04:00
Cedida - Detentos se reúnem para realização de oficinas em diversos períodos do dia
Cedida - Detentos se reúnem para realização de oficinas em diversos períodos do dia

A Funap (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel) é vinculada à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária. De acordo com a própria fundação, sua missão é contribuir para a inclusão social de presos e egressos, desenvolvendo seus potenciais como indivíduos, cidadãos e profissionais. Para isso, a Funap realiza programas sociais com os presos. Nas unidades prisionais localizadas na região de Presidente Prudente, o número de atendimentos no ano de 2019 foi de 35.741, entre as atividades do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania, qualificação profissional, atividades culturais e observatório de competências sociais. Já os empréstimos de livros nas salas de leitura foram de 77.962.

As atividades realizadas com os detentos se dividem em educação para trabalho e cidadania (comunicação e expressão; arte e trabalho; superação, criatividade e inovação; o mundo do trabalho; caminhos e possibilidades profissionais; empreendedorismo; posicionamento estratégico; meio ambiente e sustentabilidade; relações sociais e políticas; cidadania e ética) e atividades culturais (clubes de leitura, palestras e projetos perspectivas).

A fundação também auxilia na qualificação profissional do detento com cursos de técnico em administração, logística, informática, gestão e desenvolvimento, vendas, empreendedorismo, confecção de roupas hospitalares, pintor, pedreiro de alvenaria, cozinheiro, eletricista, padeiro, maquiador; e desenvolve suas competências sociais (respeito mútuo, arte de conviver em equipe, arte de aprender a ver e olhar com sensibilidade, confiança, os primeiros passos para liberdade, o poder da ação para alcances de metas, empregabilidade, liberdade e criatividade, escuta ativa, janelas da mente, empatia e o poder das palavras).

Os cursos, palestras e oficinas são, na regional de Presidente Prudente, organizadas e realizadas por uma equipe composta por um gerente regional, três estagiários administrativos, duas monitoras de educação, dois estagiários de educação, 75 monitores presos de apoio e 38 monitores presos de sala de leitura. Entretanto, os presos de apoio, de acordo com a Funap, também “aplicam os módulos do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania, as atividades do Observatório de Competências Sociais e parte dos cursos de qualificação profissional. Os monitores presos de sala de leitura realizam as mediações dos Clubes de Leitura da região”.

BOM PARA OS PRESOS

E PARA A SOCIEDADE

A fundação destaca que os projetos desenvolvidos “são fundamentais para a reintegração social das pessoas privadas de liberdade, pois parte significativa dessas pessoas não teve acesso a este tipo de formação quando em liberdade, ou mesmo tais processos foram descontínuos não permitindo, de fato, uma formação consolidada”. O acesso à elevação de escolaridade, à formação profissional e à cultura também é enfatizado pela Funap.

“Muitas dessas atividades proporcionam reflexões sobre as possibilidades de vida futura quando em liberdade e sobre a cidadania. O conjunto destes programas busca proporcionar uma formação que possa dar melhores condições a essas pessoas para retornarem ao convívio social e que assim possam constituir novas escolhas ou trilharem novos caminhos”, completa.

Para os detentos, além das vantagens já descritas, a fundação explica que para cada 12 horas de frequência nos programas poderá ser remido um dia de pena. Nos Clubes de Leitura, para cada resenha validada, ou seja, resumo após a leitura, poderá ser remido quatro dias de pena.

SAIBA MAIS

As atividades são desenvolvidas durante o dia em dois períodos – manhã e tarde – nas unidades de regime fechado. Nas unidades de regime semiaberto essas atividades podem ocorrer também no período noturno, sobretudo as atividades de educação e formação, para atender aos presos que trabalham fora da unidade durante o dia.

Duração das programações

Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania: 10 módulos de 12 horas cada.

Qualificação profissional: cursos de 40h, 160h, 180h, um ano, 2 anos.

Observatório de Competências Sociais: 3 horas.

Clubes de Leitura: um mês.

Palestras: 1h.

Publicidade

Veja também