José Reis - Elenco prudentino fez seu último treinamento na tarde de ontem, nas piscinas da Apea

Foto: José Reis - Elenco prudentino fez seu último treinamento na tarde de ontem, nas piscinas da Apea

NATAÇÃO

Histórico positivo gera expectativa de medalhas no Torneio Regional

Na tarde de hoje, 31 atletas da equipe Criarte/Pruden-Aço/Semepp/Apan, de Prudente, partem para Votuporanga, onde caem na água pela segunda etapa da competição

  • 29/03/2019 05:36
  • THIAGO MORELLO - Da Redação

“Bolinha, solta respiração”. Em outras palavras, mergulha, volta e soltar o ar. Na tarde de ontem, às margens da piscina da Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos), em Presidente Prudente, essas foram algumas das principais palavras do técnico da equipe de natação Criarte/Pruden-Aço/Semepp/Apan, Elvancir Pereira do Nascimento, Pépe, que simbolizam o comando nos treinos. O preparo é todo pensado na segunda etapa do Torneio Regional Pré-Mirim a Sênior, que começa amanhã em Votuporanga (SP), e tem participação carimbada dos prudentinos. Aliada à preparação, o bom histórico na competição é o que gera expectativa de medalhas, segundo o treinador.

Hoje, durante a tarde, a equipe já parte em direção ao torneio, que começa amanhã de manhã e ocorre ao longo do dia. A aposta de bons resultados, ainda conforme Pépe, se dá mesmo pelo nome que a equipe prudentina tem na competição e todos os bons tempos garantidos até hoje. “Nós temos sim um histórico legal. E dentro da nossa região conseguimos ter essa hegemonia, nos consagrar como um dos melhores times”, completa.

Para tanto, 31 atletas participarão do torneio. Segundo o técnico, eles vão da categoria petiz 1 à júnior 2, ou seja, competidores de 11 a 19 anos. “As melhores apostas que temos estão na Camila Yunna Kanegaki e no Bruno Hozokawa, atual campeão paulista e brasileiro”, acredita. No entanto, Pépe não deixa de destacar que a equipe, como um todo, está bem empenhada e num nível que garante a chance de medalhas a todos.

Mas para isso ocorrer, ele destaca que a receita é treino. Das 15h às 18h, diariamente, todos treinam em busca de começar com o trabalho de base e melhorar resultados. “Alguns acabam treinando um dia a mais ou menos, porque vai depender também da agenda do atleta. Mas sempre em constância”, completa o técnico. Para a temporada atual, o preparo começou em janeiro.

Bom início

E como noticiado por esse diário, a equipe de natação de Prudente iniciou bem a temporada de 2019. No primeiro desafio, a primeira etapa do Torneio Regional Pré-Mirim a Sênior, os atletas voltaram para casa com 71 medalhas, sendo 33 de ouro, 18 de prata e 20 de bronze. A competição ocorreu no sábado, no Parque Aquático Rio Preto Clube, em Rio Preto. Na ocasião, o técnico avaliou a performance como positiva, uma vez que a maioria dos atletas melhorou marcas individuais e outros conseguiram conquistar índices para os campeonatos Paulista e Brasileiro. “Felicidade” foi o temo usado por ele.