Holambra tem a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina

Além de flores e artigos relacionados, a festa ocorre até 29 de setembro e promove aspectos da cultura e da gastronomia da Holanda

TURISMO - DA REDAÇÃO

Data 15/09/2019
Horário 06:20
Fazenda de flores aberta para visitação turística em Holambra: show de cores e formatos
Fazenda de flores aberta para visitação turística em Holambra: show de cores e formatos

A maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina é realizada entre 30 de agosto e 29 de setembro, em Holambra, interior de São Paulo. A exposição é o maior evento de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizado em Holambra (junção das palavras Holanda, América e Brasil), antiga colônia holandesa localizada a 140 km da Capital de São Paulo. Embora a cidade tenha apenas 10 mil habitantes, responde por 40% do comércio brasileiro de flores e plantas ornamentais e por 80% das exportações.

A Expoflora é uma verdadeira vitrine para os lançamentos, novidades e possibilidades de uso das mais de 200 variedades de flores e plantas ornamentais que os 240 produtores de flores e plantas ornamentais da cidade disponibilizam ao mercado.

O carro-chefe da Expoflora é a exposição de arranjos florais. Organizada por uma equipe de 25 profissionais sob o comando dos paisagistas e decoradores holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost, a exposição é uma grande vitrine para as novidades do setor, pois permite que as novas variedades de flores e plantas ornamentais sejam testadas quanto ao gosto do público e preferência do consumidor antes que os produtores invistam na produção em larga escala para o abastecimento do mercado. Este ano a entrada da exposição será a nave de uma igreja.

Mais dois eventos internos são destaques na 38ª Expoflora: a mostra de paisagismo Minha Casa e Meu Jardim, com sugestões de pequenos, médios e grandes ambientes criados por arquitetos, decoradores, design de interiores e paisagistas e a Mostra de Noivas, Festas e Eventos, com dicas de decoração para casamentos, aniversários e festas temáticas.

Outras atrações

Realizada na cidade que nasceu como colônia holandesa após a II Guerra Mundial, a Expoflora homenageia os imigrantes que acreditaram e investiram trabalho e conhecimento para transformá-la em município e alçá-lo ao topo da floricultura nacional.

Para tanto, o evento inclui entre suas atrações as apresentações dos grupos de Danças Típicas Holandesas que reúnem cerca de 300 holambrenses e oferece o Passeio Turístico por Holambra com informações sobre a história da cidade e sobre a imigração holandesa no Brasil, além de uma visita a uma fazendo produtora de flores.

Durante todo o dia três bandas itinerantes (street bands) e artistas performistas circulam pelo recinto para entreter os visitantes. Nos palcos (das Rosas, dos Lírios e Tulipas) apresentam-se cantores e grupos de danças convidados, como atração especial para quem utiliza as praças de alimentação.

Infraestrutura

Na área total de 250 mil metros quadrados estão disponibilizadas duas praças de alimentação com 16 lanchonetes e seis restaurantes (de fast food até comidas nacionais e típicas holandesas), estacionamento com capacidade para 3.500 veículos, posto médico, sanitários, fraldário, bebedouros com água fresca, postos de informação, caixas eletrônicos, lojas de suvenires, três pavilhões de exposição onde podem ser encontrados de artesanatos a produtos industriais e de decoração, móveis e utensílios domésticos, além de um Garden Center, no qual são disponibilizadas para a venda mais de 200 espécies de flores e plantas ornamentais fornecidas pelos produtores de Holambra.

 

SERVIÇO

Expoflora 2019

Data: de 30 de agosto a 29 de setembro, de quinta-feira a domingo

Horário: das 9h às 19h

Localização: Holambra, (rodovia Campinas-Mogi Mirim - SP 340 -, Saída 140), distante 140 km de São Paulo e 40 km de Campinas

 


 

 

Publicidade

Veja também