Idosos solicitam entrada pela porta traseira

Usuários buscam evitar lotação na parte dianteira; Semav informa que situação será solucionada com instalação de bilhetagem eletrônica

PRUDENTE - André Esteves

Data 04/07/2017
Horário 13:42
José Reis,  Moradores reclamam da falta de espaço na parte dianteira dos veículos
José Reis, Moradores reclamam da falta de espaço na parte dianteira dos veículos

Em Presidente Prudente, idosos com mais de 65 anos pedem a possibilidade de entrar no ônibus pela porta central ou traseira nas ocasiões em que o veículo estiver lotado. Com o objetivo de atender a esta reivindicação, a vereadora Alba Lucena Fernandes Gandia (PTB) solicitou recentemente ao Poder Executivo, por meio de requerimento de providências justificado por um abaixo-assinado com mais de 300 assinaturas, a autorização para que a Pruden Express, a exemplo da TCC (Transporte Coletivo de Presidente Prudente), permita a entrada dos beneficiários da gratuidade por outras portas, além da principal, quando a mesma estiver com a sua lotação máxima.

Procurada, a Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) informou que já há uma orientação para que as empresas de transporte urbano deem esse tipo de autorização caso a área reservada esteja lotada, ressaltando que isso ocorre em linhas e horários pontuais, em que há bastante circulação de idosos, por exemplo. A pasta enfatiza ainda que o cenário será “totalmente solucionado” com a nova licitação do transporte coletivo, que prevê a instalação da bilhetagem eletrônica. “Desta forma, todos os passageiros, inclusive os que se beneficiam da gratuidade, entrarão pela porta dianteira e sairão pelas traseiras, garantindo conforto, segurança e dignidade a todos os passageiros”, completa.

 

Aperto

Na manhã de ontem, a reportagem saiu às ruas para ouvir os usuários que, por força da Lei Municipal 9.344/2017, têm direito ao ingresso gratuito nos ônibus da cidade. A aposentada Eunice Carneiro Costa, 67 anos, comenta que, por conta das lotações frequentes, o espaço na parte dianteira do veículo fica bastante apertado. Como são poucos os assentos dispostos na frente, muitos acabam ficando de pé durante o percurso, o que, segundo ela, coloca em risco a segurança de algum idoso mais debilitado caso o ônibus faça alguma parada brusca. “Já que não podemos passar pela catraca, o ideal seria abrirem as portas da parte de trás, onde tem mais espaço”, avalia.

O motorista aposentado Antonio Voltarelli, 72 anos, por sua vez, também considera a situação “dificultosa”, uma vez que os idosos precisam dividir espaço com mais pessoas que, ao invés de passarem a catraca, ficam paradas na parte dianteira. Ele diz que os assentos preferenciais são poucos, de quatro a seis, logo, ceder espaço para os idosos nos fundos evitaria o acúmulo na frente. “Sem falar que não somos o único grupo prioritário. Há também as gestantes e mulheres com crianças de colo. Então, sempre que alguma entra, a gente tem que ceder o lugar por respeito”, pondera.

Consultado, o gerente de operações da Pruden Express e TCPP, José Ricardo Góis, comunicou que as empresas somente se posicionarão acerca do assunto após a Semav notificá-las sobre o requerimento.

Publicidade

Veja também