Em Presidente Prudente, idosos com mais de 65 anos pedem a possibilidade de entrar no ônibus pela porta central ou traseira nas ocasiões em que o veículo estiver lotado. Com o objetivo de atender a esta reivindicação, a vereadora Alba Lucena Fernandes Gandia (PTB) solicitou recentemente ao Poder Executivo, por meio de requerimento de providências justificado por um abaixo-assinado com mais de 300 assinaturas, a autorização para que a Pruden Express, a exemplo da TCC (Transporte Coletivo de Presidente Prudente), permita a entrada dos beneficiários da gratuidade por outras portas, além da principal, quando a mesma estiver com a sua lotação máxima.
Procurada, a Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) informou que já há uma orientação para que as empresas de transporte urbano deem esse tipo de autorização caso a área reservada esteja lotada, ressaltando que isso ocorre em linhas e horários pontuais, em que há bastante circulação de idosos, por exemplo. A pasta enfatiza ainda que o cenário será “totalmente solucionado” com a nova licitação do transporte coletivo, que prevê a instalação da bilhetagem eletrônica. “Desta forma, todos os passageiros, inclusive os que se beneficiam da gratuidade, entrarão pela porta dianteira e sairão pelas traseiras, garantindo conforto, segurança e dignidade a todos os passageiros”, completa.
Aperto
Na manhã de ontem, a reportagem saiu às ruas para ouvir os usuários que, por força da Lei Municipal 9.344/2017, têm direito ao ingresso gratuito nos ônibus da cidade. A aposentada Eunice Carneiro Costa, 67 anos, comenta que, por conta das lotações frequentes, o espaço na parte dianteira do veículo fica bastante apertado. Como são poucos os assentos dispostos na frente, muitos acabam ficando de pé durante o percurso, o que, segundo ela, coloca em risco a segurança de algum idoso mais debilitado caso o ônibus faça alguma parada brusca. “Já que não podemos passar pela catraca, o ideal seria abrirem as portas da parte de trás, onde tem mais espaço”, avalia.
O motorista aposentado Antonio Voltarelli, 72 anos, por sua vez, também considera a situação “dificultosa”, uma vez que os idosos precisam dividir espaço com mais pessoas que, ao invés de passarem a catraca, ficam paradas na parte dianteira. Ele diz que os assentos preferenciais são poucos, de quatro a seis, logo, ceder espaço para os idosos nos fundos evitaria o acúmulo na frente. “Sem falar que não somos o único grupo prioritário. Há também as gestantes e mulheres com crianças de colo. Então, sempre que alguma entra, a gente tem que ceder o lugar por respeito”, pondera.
Consultado, o gerente de operações da Pruden Express e TCPP, José Ricardo Góis, comunicou que as empresas somente se posicionarão acerca do assunto após a Semav notificá-las sobre o requerimento.