Polícia para quem precisa

OPINIÃO - João Camilo Pires de Campos

Data 21/12/2019
Horário 04:50

Imagine uma sociedade sem polícia. Nas cidades, a falta de patrulhamento abre espaço para roubos e saques a lojas. Mais mulheres são violentadas, espancadas, humilhadas. Estupros e assassinatos crescem sob o manto da impunidade.

As drogas correm soltas, pois não há mais apreensões e investigação. Menores são aliciados ao tráfico e prostituição. Autores de ficção poderiam dar novos parágrafos a este conto sem sentido.

O triste episódio de Paraisópolis nos remete a reflexões, pois nove vidas perdidas não podem ser relativizadas. Nenhuma reflexão, porém, deve ser acerca da necessidade ou da importância da polícia de São Paulo. Temos, sim, a melhor polícia do Brasil.

A valorização dos policiais e os investimentos realizados pelo governador João Doria têm sido determinantes no combate ao crime. De janeiro a outubro, a PM fez 28 milhões de atendimentos, apreendeu 120 toneladas de drogas, recuperou 8 mil armas e tirou das ruas 137 mil bandidos. O 190 atendeu a 18 milhões de chamados – 80 mil por dia, com deslocamento de 19 mil viaturas.

Apesar do cuidado na seleção e treinamento dos policiais, infelizmente há quem não honre nossa farda. Mas há o rigor das corregedorias, do Comando, da Secretaria de Segurança Pública e da Justiça. De 2000 a 2019, mais de 6 mil policiais foram expulsos por delitos dos menores aos mais graves.

As drogas correm soltas, pois não há mais apreensões e investigação. Menores são aliciados ao tráfico e prostituição

Nos seus 188 anos, a Polícia Militar jamais compactuou com desvios de conduta. A polícia é a muralha entre a sociedade e o crime e deve ser fortalecida.

Devemos ter cuidado para não apressar conclusões levianas acerca do caso Paraisópolis. É preciso aguardar as investigações antes de condenar qualquer pessoa, policial ou não.

Por que escrevo isso? Pela injustiça que vejo praticada pela generalização contra policiais de coragem e dedicados a nos proteger, salvar e até morrer por nossos filhos. E que, independentemente de críticas ou injustiças que se cometa contra eles, de quantas vezes forem repudiados ou feridos na alma, se ligarmos 190, eles sempre virão.

 

 

Publicidade

Veja também