Sesc oferece teatro para a melhor idade

Programação conta com atividades destinadas ao público com mais de 60 anos, denominada TSI (Trabalho Social com Idoso); ontem foi dia de curso

VARIEDADES - THIAGO MORELLO

Data 06/03/2020
Horário 07:04
Weverson Nascimento - Jogos teatrais e expressão corporal são algumas das técnicas utilizadas
Weverson Nascimento - Jogos teatrais e expressão corporal são algumas das técnicas utilizadas

Pioneiro no país, o TSI (Trabalho Social com Idosos) tem o objetivo de oferecer uma melhor qualidade de vida à terceira idade. Desenvolvido pelo Sesc Thermas, há uma programação com atividades que ocorre ao longo do ano. E na tarde de ontem, dando continuidade à ideia, na unidade prudentina rolou um curso de teatro, no qual os alunos tiveram a oportunidade de aprimorar habilidades.

Habilidades essas, que de acordo com a jornalista e professora Gisele Galindo, responsável pelo curso, que é o foco principal, na hora de pensar no objetivo de desenvolver esse trabalho, independente do público. “Comunicação, criatividade, memória, atenção, romper barreiras da timidez e facilitar a sociabilidade, é o que queremos despertar, através de jogos teatrais, interpretação dramática e textual, expressão corporal e expressão vocal”, completa.

E assim foi feito. Gisele, que também possui uma companhia de teatro, explicou ainda à reportagem aquilo que também explicou ao público participante: a essencialidade “da coisa” também vem com a associação com outras artes, como a dança e a escrita. E no primeiro momento, as participantes (todas mulheres) aproveitaram para dividir essas experiências iniciais, a correlação com a arte e o que motivou a ida e a iniciação ao curso.

E a Estella Galindo foi uma delas. Logo de cara, ela falou que sempre gostou de arte, o que foi um dos motivos para comparecer no curso. Interessada em desenvolver aquilo que a prática promete, como a comunicação e a memória, ela brinca ainda que “tudo isso” ajuda a pessoa a ficar mais desinibida. “Sempre gostei de música, livros, peças teatrais, então é bom estar nesse meio”, afirma.

Já para a Luzia Cruz, a oportunidade serviu como uma espécie de recomeço. Ela conta que há pouco se tornou viúva e, com o infortúnio, dedicou-se a realizar tarefas que pudessem lhe proporcionar momentos de felicidade. “Como eu frequento muito as piscinas do Sesc, sempre de olho na programação, achei legal, o curso e vim conhecer e fazer algo diferente”, frisa. E complementa: “É muito bom e ajuda a conseguir se expressar mais e melhor”, conclui.

SERVIÇO

O curso, que faz parte do TSI, ocorre até todas as quintas-feiras, até a última semana de maio: dia 28. A atividade é gratuita e exclusiva para as pessoas que possuem 60 anos ou mais. Para se inscrever, basta comparecer na unidade do Sesc de Prudente, localizada na Rua Alberto Peters, 111, Jardim das Rosas. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 3226-0400.

Foto: Weverson Nascimento

Gisele: “Foco são as habilidades que podemos desenvolver”

 

 

 

Publicidade

Veja também