Site conta vida dos “Santos”

Durante dois anos, Repórter prudentino pesquisou as histórias de sua família que saiu do Nordeste do Brasil

VARIEDADES - PEDRO SILVA

Data 10/12/2019
Horário 07:02
Cedida: Após a morte de marido, Laudelina criou 11 filhos sozinha
Cedida: Após a morte de marido, Laudelina criou 11 filhos sozinha

 

Um jornalista prudentino reuniu a história de sua família, que saiu do nordeste do Brasil e se fixou em Presidente Prudente. Ele expôs sua pesquisa em um site contando toda a trajetória de seus avós, tios e mãe. A história da família “Santos” foi contada por Marcelo Christovão, jornalista, que hoje mora no Estado do Mato Grosso do Sul que, a partir de fotos de seus parentes, entrou em uma pesquisa de dois anos, para montar sua árvore genealógica. “Eu vi fotos da minha mãe com 16 anos, o que eu nunca tinha visto antes”, conta Marcelo. “Eu ia às casas dos meus parentes e pedia as fotos. Então, por muitas vezes, eu peguei sacos cheios de fotos, e precisei digitaliza-las”.

CONHECER A HISTÓRIA DA FAMÍLIA É ESSENCIAL PARA TODOS. FOI UM PRAZER CONHECER TODAS AS HISTÓRIAS E LUTAS, OS CONTEXTOS
Marcelo Christovão

Marcelo conta que uma das maiores dificuldades de sua pesquisa foi a locomoção entre as cidades que se encontram seus familiares. “Como eu trabalho durante a semana, eu só tinha os finais de semana para trabalhar nesse material. Sem ter os vídeos com as entrevistas dos meus tios não teria nenhum sentido esse trabalho. E, eu precisava coleta-los pessoalmente”. Todos os dados foram expostos por meio de textos, vídeos e fotos dos arquivos da família Santos.

 

IMPORTÂNCIA HISTÓRICA

“Para mim foi muito importante contar e descobrir essas histórias, eu não tinha ideia de nada. Hoje eu valorizo muito, toda a luta que eles tiveram de sair da Paraíba. Eu não sabia como foi difícil para eles fazerem isso. Se eu estou vivo hoje, é por conta deles, vem da luta deles”, comenta Marcelo. O jornalista destaca que é extremamente importante conhecer suas origens. “Foi um prazer enorme conhecer tudo isso, eu acho isso superinteressante”, pontua. O repórter ainda comenta que “como jornalista mais voltado para a área do investigativo, eu amo fazer isso. Eu ainda penso em fazer mais pesquisas, indo além dos meus avós, porque não temos ideia de quem são os pais deles”.

Marcelo comenta que no início sua ideia era escrever um livro com sua pesquisa, porém, ele acreditou ser melhor criar um site para que o conteúdo fosse democratizado. “ Todos da minha família tiveram acesso e acabaram gostando, me apoiaram, ficaram animados, e foi interessante, porque muitos não sabiam que nossa família tinha vindo do Nordeste”, conta.

 

A FAMÍLIA SANTOS

O casal Antônio Francisco dos Santos e ​​​Laudelina Maria dos Santos saiu do Estado da Paraíba com seus 11 filhos, José Francisco dos Santos, Manoel dos Santos, Maria dos Santos Batista, Genôra dos Santos Christovão, mãe de Marcelo, Elza dos Santos, Luiz dos Santos, Albino dos Santos, Odete dos Santos, Pedro dos Santos, Carlos Antônio dos Santos e Gilberto dos Santos. A família depois de passar por vários municípios como Belford Roxo no Rio de Janeiro, Santo Anastácio, Álvares Machado, se fixou em Presidente Prudente após a morte de Antônio, e até hoje é a cidade com maior número de membro dos “Santos”.

 

SERVIÇO
Se você se interessou pela história e quer ler o trabalho de Marcelo entre no site
https://afamiliasantos.weebly.com/

 

PERFIL

Nome

Marcelo Christovão

Estado Civil

Solteiro

Filhos

Mateus Barros e Victor Barros

Onde Nasceu

Presidente Prudente - SP

Idade

52 anos

Formação

Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes (USP)

Atividade Profissional

Assessor de Comunicação do Ministério Público Federal em Campo Grande (MS)

Contato

marcelochristovao@yahoo.com.br

 

Cedida


Marcelo viajou por várias cidades para coletar entrevistas

 

 

 

Publicidade

Veja também